fbpx

10 dicas para deixar sua casa mais segura

Com o avanço da idade, acidentes com quedas se tornam comuns e aumentam progressivamente quanto mais envelhecemos. Com a idade, chegam algumas limitações e necessidades que são naturais.

No dia a dia, os idosos precisam tomar cuidado redobrado com quedas e acidentes no geral, principalmente no ambiente doméstico. Você sabia que 70% dos acidentes que acontecem com os idosos é dentro de casa?

E uma das consequências é que as quedas podem afetar a qualidade de vida ao provocarem sentimentos como insegurança, medo, fragilidade e, assim, acabam reduzindo a mobilidade do idoso, impactando ainda em suas atividades sociais e recreativas.

É aí que vemos a importância de uma casa adaptada às limitações e às necessidades que chegam com a idade. Com algumas mudanças, é possível trazer mais qualidade de vida e segurança.

1 – Portas mais largas

Elas ajudam na transição entre os ambientes e não é só para quem tem alguma dificuldade de locomoção e precisa de cadeira de rodas ou andador. As portas mais largas ajudam a evitar aqueles esbarrões nas maçanetas e facilita a entrada com sacolas e pacotes.

2 – Sensor de presença de iluminação

Para evitar que os idosos esqueçam de acender as luzes e sofram algum acidente é interessante instalar sensores de presença de iluminação, facilitando seu caminhar pelos cômodos da casa.

Esse recurso detecta a presença de pessoas no ambiente por meio de um sensor infravermelho que reconhece fontes de calor e acende a luz de forma automática.

3 – Eliminar degraus e obstáculos ou colocar rampas

Quem nunca deu uma topada em um degrau, quando está distraído? Com a diminuição do equilíbrio, estas topadas podem causar acidentes graves.

4 – Automação residencial

A automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar tarefas que são feitas manualmente. No caso de projetos de casas adaptadas para idosos, essa ferramenta é uma aliada para garantir a segurança dos moradores.

Pessoas próximas podem monitorar o que acontece dentro e fora da casa por meio de aplicativos. Além disso, o sistema de uma casa automatizada permite ajustar o clima, iluminação, irrigação do jardim e várias outras atividades de forma remota.

5 – Banheiro adaptado

O banheiro é um dos principais pontos de atenção em projetos de casas adaptadas para idosos. Devido ao contato com a água, é lá que podem acontecer a maior parte dos acidentes por causa dos pisos escorregadios.

Por isso, os primeiros cuidados devem ser incluir pisos antiderrapantes, barras de apoio e banquinhos dentro do box.

Outro ponto de atenção é a porta, que deve abrir para fora. Esse cuidado é necessário porque caso o idoso caia, o peso do seu corpo não vai impedir que outra pessoa entre para ajudá-lo.

6 – Tapete antiderrapante

Tapetes podem escorregar e causar acidentes, por isso o ideal é evitá-los em todos os cômodos. Se não for possível, inclua aqueles com cerdas baixas e use fitas antiderrapantes para fixá-los.

7- Móveis

Devido a dificuldade de locomoção ou de visão, alguns idosos podem esbarrar em móveis e se machucar.

Para evitar acidentes, aposte em mobiliário com cantos arredondados. Uma outra dica é fixar alguns objetos na parede ou no chão, como puxadores, prendedores, cômodas e mesas.

Dessa forma, caso o idoso sofra alguma tontura, ele pode se apoiar sem correr o risco de cair.

Ficar atento ao sofá mais adequado. Aqueles que “afundam” quando sentamos podem ser muito confortáveis, mas prejudicam os idosos na hora de levantar.

Por isso, é interessante incluir na decoração um sofá com estrutura firme, que ofereça segurança e apoio. Almofadas mais rígidas também podem ajudar na hora de se acomodar.

8 – Sensor de fumaça e fogão por indução

Além do banheiro, a cozinha também é um ambiente que pode ser perigoso para os idosos caso não haja alguns cuidados.

Incluir um fogão por indução e um sensor de fumaça ajuda na prevenção de incêndios, além de evitar queimaduras.

9 – Quarto com campainha e telefone

Inclua do lado da cama um telefone e uma campainha para que seja possível pedir socorro rapidamente em caso de emergência. Coloque também um abajur ou interruptor.

Além desse cuidado, é importante que a cama tenha um colchão firme e uma altura adequada para que os pés possam ser apoiados no chão para evitar quedas.

10 – Ter uma área verde

Além de deixar o ambiente mais bonito, cuidar das plantas ajuda a manter a mente ativa e até mesmo a melhorar o sono e reduzir o estress.