fbpx

Concursos de beleza para idosos: que tal participar de um?

Crédito para imagem: Nilza Borges e Ivo Miguel Evangelista venceram concursos de miss e mister terceira idade — Foto: Divulgação

Cada vez mais, prefeituras têm promovido concursos de beleza para idosos, que, além da aparência física, levam em consideração o carisma e a vivência dos competidores – ação que vem sendo elogiada por especialistas, como o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Leonardo Brando de Oliva, por proporcionar diversos benefícios aos participantes: “Ainda existe muito preconceito a respeito do processo de envelhecimento. Atividades como essa promovem uma maior aceitação, mostrando que o belo transcende a idade, e também incentivam os idosos a se cuidarem física e mentalmente”, salienta Oliva.

Exemplo disso é o caso da dona de casa Nilza Borges da Silva, de 63 anos, que considera a sua vitória no concurso de Miss Idosa do Amazonas, promovido pelo projeto social Viver Mais, uma “tábua de salvação”. De acordo com a miss, a iniciativa a ajudou no tratamento de uma depressão após a morte do marido, em 2019, com quem viveu por 39 anos. Participou pela primeira vez no concurso de beleza em 2021, quando se consagrou campeã: “Antes do título não me achava bonita. Pensei que ao chegar aos 60, minha vida tinha parado ali. Quando me tornei miss, aprendi a me valorizar e vi que ainda tinha muito coisa pela frente. Muita gente pensa que idoso só tem que ficar em casa cuidando de neto, mas não é verdade”, ressalta Nilza, que acredita que seu jeito alegre e carinhoso foram também alguns dos atributos que a fizeram ganhar o título.

Para Maria Anunciada da Silva, de 84 anos, ser escolhida como a Miss 3ª Idade da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no interior de Pernambuco, em 2021, também foi fundamental em sua vida, ao resgatar a motivação para realizar seus sonhos, como visitar parte da família em Portugal. “Não esperava que fosse ganhar. Nem chamei minhas filhas para ir assistir. Pensei que iam escolher alguém mais jovem. Essa vitória me trouxe mais alegria de viver”, diz a Miss, que pretende continuar participando de outras edições do evento e fará questão de convidar os 11 netos e 11 bisnetos para a torcida organizada.E engana-se quem pensa que só as mulheres participam: Ivo Miguel Evangelista, 70 anos, foi eleito o Mister Melhor Idade São Paulo 2023, sendo que ele já havia também conquistado o título na edição que aconteceu em Santos. Além da participação em eventos representando o estado, Ivo atua como coordenador de Igualdade Racial e Étnica da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos da prefeitura de Santos e também tem uma intensa rotina de atividades físicas, que envolve musculação e correr 10 km pelo menos três vezes por semana. “Não fiz nada diferente da minha rotina, mas intensifiquei os cuidados que já tenho com a saúde, como os exercícios físicos. Considero minha vitória importante porque, além dos idosos e da população de Santos, também há a representatividade da comunidade negra”, salienta.

Outro Mister que encanta pela idade é o português Manuel de Jesus Lopes, 103 anos. Desde que chegou no Brasil, quando tinha 30 anos, ele trabalhou em bar, padaria e restaurante. Em 2023, ao vencer o concurso de Mister Melhor Idade de Caraguatatuba, promovido pela Secretaria Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência e do Idoso do município, Manuel passou a atuar como modelo para divulgar a competição. “Nunca imaginei que nessa idade ia vencer um concurso desse, mas foi uma grata surpresa. Na vida temos que nos divertir, se ficar só em casa fica enferrujado. Essa vontade de viver que me incetiva a participar desse tipo de evento”, enfatiza Manuel, que também pratica bocha, pilates, musculação e hidroginástica no centro de atendimento ao idoso do município. Ele ainda nos ensina que não devemos desistir dos nossos objetivos: a sua vitória veio em sua segunda participação no concurso, após ficar com a faixa de Mister Simpatia no ano de estreia.

Fonte:
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/03/10/aprendi-a-me-valorizar-quando-virei-miss-concursos-de-beleza-para-idosos-se-espalham-e-estimulam-saude-fisica-e-mental.ghtml

Leave a Comment