fbpx

Ter um bicho de estimação ajuda a lidar com a solidão da terceira idade

Uma revisão de todos os estudos publicados na última década sobre a interação dos animais com as pessoas da terceira idade, realizada pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, na Inglaterra, revela que a convivência com os pets ajuda a diminuir o risco à depressão e às doenças cardíacas.

Uma das conclusões é que os animais ajudam a combater a solidão, comumente enfrentada pelo público da melhor idade, além de conferir propósito de vida e proporcionar bem-estar. 

Outro benefício é que o bicho de estimação pode incentivar o idoso a sair para caminhar e, assim, estimular a interação com outras pessoas, melhorando o convívio social.

Mas, é preciso checar a viabilidade de ter um pet nessa idade, considerando os gastos com vacinas, alimentação e idas ao veterinário e, claro, ficar atento ao porte do animal e idade, pois deve ser levado em conta o quanto o idoso poderá aguentar em termos de força e cuidados que terá com o seu bichinho de estimação. 

No caso dos cães, por exemplo, o ideal é optar por animais de porte pequeno, com idade mais avançada – que são menos agitados que os filhotes, por exemplo e exigirão menos força do dono. Ou ainda optar por gatos, que têm um estilo de vida mais próximo das pessoas da terceira idade, porque dormem mais de 16 horas por dia.

Há ainda quem goste de alimentar os pássaros, como a senhora do vídeo que compartilhamos com vocês! É muito fofo de ver!

Senhora alimentando passarinhos
Leave a Comment