fbpx

Você sabe reconhecer a ansiedade?

Muito se fala sobre a ansiedade, que tem atormentado muitas pessoas durante esta pandemia. Mas, você sabe como identificar se você está ansioso por conta do isolamento social?

A ansiedade é uma reação normal, que experimentamos diante de algumas situações consideradas ‘relevantes’, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas e, no caso da situação atual, exames de saúde. 

É comum ainda ter ansiedade pela existência do medo, como reação ao desconhecido, que se encaixa na situação que vivenciamos agora com as incertezas em relação ao coronavírus, nos trazendo insegurança e sensação de perigo iminente.

Além disso, esse medo é ainda mais alimentado pelo fato de não podermos chegar perto de familiares e amigos, o que causa nos maduros um sentimento de desamparo, reforçando ainda mais a falta de controle sobre a realidade vivida.

Sintomas de ansiedade

Porém, é preciso ficar alerta quando o medo começa a ser muito constante, gerando preocupação excessiva, além de nos fazer enxergar perigo em tudo ou comer o tempo todo, principalmente doces; ter alterações no sono e nos sentirmos muito agitados.

A ansiedade pode ainda gerar alguns desconfortos físicos, como sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, tonturas e náuseas.

Caso esses sintomas estejam muito fortes, busque ajuda médica por teleatendimento. 

Dicas de como amenizar a ansiedade na pandemia

  1. O primeiro passo é evitar a vitimização por estar sozinho em isolamento social. A vitimização só nos coloca mais para baixo ainda, potencializando a sensação de solidão e tristeza.
  1. Busque ser mais positivo em relação,  não apenas à pandemia, mas à vida.
  1. Evite ficar acompanhando os noticiários durante o dia todo. Manter-se informado é importante, mas não permaneça a maior parte do seu tempo conectado às notícias da mídia que são, na grande maioria das vezes, alarmantes e trágicas.
  1. Procure ater-se aos fatos, sem aumentar a realidade, e busque enxergar sempre para as soluções e não apenas os problemas.
  1. Evite o ócio. Procure manter-se ocupado, seja com atividade física em casa, seja com diversões pela internet, como os jogos virtuais, oficinas de arte, grupos de conversa específicos para idosos, meditação, entre outros Aproveite o período para ler livros, assistir filmes com mensagens positivas, ouvir músicas alegres e aprender coisas novas!
  1. Cuide da sua alimentação escolhendo alimentos saudáveis, como legumes, verduras e frutas. Faça aquela receitinha gostosa como um carinho para você mesmo! 
  1. Não hesite em buscar ajuda se sentir necessidade. Diversos profissionais e serviços têm-se disponibilizado a atender em regimes especiais (plantões, atendimentos por videoconferências) e estão acessíveis para ajudar no enfrentamento dos aspectos emocionais relacionados à pandemia.

Fonte: https://www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/ansiedade-saiba-como-identificar-na-quarentena/

Leave a Comment