fbpx

Quando ir ao hospital ou buscar atendimento médico?

O isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus, acabou trazendo medo a muitas pessoas de sair de casa e só buscarem ajuda médica apenas em casos extremamente necessários. Mas, ainda assim, mesmo quando a saúde dá sinais de que não está indo bem, o receio de buscar um atendimento médico e se contaminar é grande, o que tem feito principalmente os idosos a deixarem os tratamentos médicos de lado e, assim, postergar a busca por ajuda médica para depois que a pandemia acabar.

Porém, algumas doenças requerem acompanhamento médico de perto, que muitas vezes pode ser feito por teleatendimento, mas a qualquer sinal de piora é preciso recorrer a uma consulta ou, em casos mais graves, ao pronto socorro, mesmo que ainda estejamos em quarentena. Confira quais são os alertas e busque ajuda caso tenha algum deles:

  • Insuficiência cardíaca – se você já tem uma insuficiência cardíaca e sente uma piora na sua falta de ar, está precisando de mais travesseiros para dormir e sentindo suas pernas mais inchadas é hora de buscar atendimento médico.
  • Hipertensão – os hipertensos devem manter seus tratamentos de forma regular para um bom controle da pressão arterial. Quando descontrolada, a pressão alta pode ser a causa de problemas graves, como derrame, infarto, aneurisma, insuficiência cardíaca e renal. E jamais pare de tomar algum medicamento indicado por seu médico sem antes consultá-lo!
  • Diabetes – manter a glicemia controlada é fundamental e é preciso checar alguns sintomas que são sinais de alerta para que você busque ajuda médica, tais como febre, tosse ou falta de ar (sinais de alguma infecção no seu corpo); dor ou ardor na hora de urinar ou urinar de pouquinho em pouquinho (que pode indicar infecção urinária), ferimento que não cicatriza ou apresenta sinais de infecção; sede em excesso e urinar mais que o normal, sintomas de fraqueza, emagrecer sem causa conhecida, ter coceira na região genital; ter cãimbras e formigamentos nas pernas e nos pés que se acentuam à noite; e se a visão estiver mais turva. 
    Além disso, caso as suas glicemias em jejum estejam consistentemente maiores que 140 e as glicemias após as refeições estiverem com frequência acima de 180, é preciso que busque o médico para que, juntos, consigam melhorar o controle glicêmico. Vale lembrar que a glicemia controlada é fundamental para garantir uma imunidade melhor.
  • Doenças do coração – o infarto do miocardio, por exemplo, apresenta alta taxa de mortalidade, por isso, a qualquer sintoma como dor no peito (que muitas vezes irradia para os braços e para as mandíbulas), acompanhado de suor frio, náuseas e, muitas vezes, falta de ar, busque ajuda imediatamente em um pronto socorro.
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC) – outra enfermidade que exige ação rápida na busca por atendimento médico e emergencial é o AVC, que pode causar graves sequelas ou até mesmo levar à morte quando não tratada logo nas primeiras horas de sintomas, que são: perda ou dificuldade para falar ou compreender comandos simples, como abraçar uma pessoa ou repetir uma frase; dificuldade para caminhar, perda súbita da visão de um dos olhos e dificuldade para movimentar um braço ou uma perna. Os sintomas são considerados emergências médicas e, ao sinal de qualquer um deles, o idoso deve ir imediatamente buscar um pronto socorro.

Fonte: https://www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/em-tempos-de-pandemia-saiba-quando-ir-ao-hospital/

Leave a Comment