fbpx

Maus-tratos aos idosos: denuncie!

O objetivo do LongeViver Melhor, como vocês sabem, é sempre trazer assuntos e notícias positivas que contribuam com uma melhor qualidade de vida para vocês, com pensamento positivo e muita alegria de viver!

No entanto, não poderíamos deixar de abordar – como um alerta a todos – a questão dos maus-tratos aos idosos, principalmente por conta dos últimos acontecimentos retratados na mídia: na última semana de junho, a imprensa noticiou o caso de uma idosa que era mantida em condições de escravidão por uma executiva de uma indústria de cosméticos. 

E tudo aconteceu a uma semana da comemoração do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho e oficialmente reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

A questão de maus-tratos aos idosos é pouco discutida e, com a pandemia, tem aumentado consideravelmente, o que nos motivou a trazer este triste assunto em nosso site, mas extremamente pertinente! E vale ressaltar que, na maioria das vezes, os maus-tratos aos idosos acontecem dentro de casa, na própria família.

Tipos de maus-tratos:

Negligência – quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. Nestes casos, o abandono acontece na sequência e é a negligência em sua forma extrema.

Violência física – quando os idosos são obrigados a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. Inclui-se a violência sexual.

Psicológica ou emocional – este é o tipo mais sutil das violências, porque inclui comportamentos que abalam a autoestima ou o bem-estar do idoso, como xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Financeira ou material – quando são explorados financeiramente de forma ilegal ou tem os seus recursos financeiros e patrimoniais usados sem o seu consentimento.

No canal Sou 60, a jornalista Roberta Zampetti traz importantes reflexões sobre a questão. Confira:

Se você se encontra em uma dessas situações e tem sofrido maus-tratos, denuncie e peça ajuda:

– Disque 100 (Direitos Humanos)
– Unidades municipais de saúde
– Delegacias
– Disque 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente)

Nós estamos aqui para apoiá-lo e incentivá-lo a lutar pelos seus direitos! 

Leave a Comment