Você está usando e higienizando corretamente a sua máscara de proteção?
O uso de máscaras de proteção, seja descartável ou de tecido, é obrigatório e já se tornou acessório indispensável na rotina de todo o mundo. Mas, apesar de parecer algo simples, muitas pessoas a usam de forma errada, o que pode comprometer a proteção e aumentar o risco da contaminação.
Alguns dos erros mais comuns no uso do item é posicionar a máscara abaixo do nariz ou apenas em cima das narinas, deixando parte do nariz exposto. Ou ainda, quando a máscara não cobre totalmente o queixo. Outro erro comum é quando as alças não estão no ajuste ideal e a máscara forma vãos ao redor do rosto, ou, ao ter que retirá-la momentaneamente, o usuário a mantém pendurada abaixo do queixo. É preciso ainda se atentar a não tocar a máscara com os dedos, mesmo que posicionada corretamente no rosto e manuseá-la apenas pelas alças.
Confira as imagens abaixo, retiradas de uma matéria no site do programa Bem Estar, para checar se você está usando corretamente as máscaras:
Ou seja, a forma correta de uso da máscara é:
- Coloque-a manuseando-a pelas alças somente
- Posicione-a de forma a cobrir todo o queixo e o nariz
- Ela deve estar ajustada ao rosto, sem vãos nas laterais
Não se esqueça de que as máscaras de tecido devem ser higienizadas antes do uso e ambas (tecido ou descartáveis) devem ser trocadas de 2 em 2 horas ou quando ficarem úmidas. Confira o vídeo abaixo sobre como higienizar as máscaras de tecido corretamente: