fbpx

Fique atento: saúde da coluna e da lombar podem ser prejudicadas com os novos hábitos da pandemia

Com a questão do isolamento social por conta da pandemia, acabamos ficando mais tempo dentro de casa e, com isso, muitas pessoas acabaram se tornando mais sedentárias e deixando de lado a rotina de atividades físicas. Porém, por outro lado, isolados, passamos assumindo faxinas intensas e até mesmo pequenas reformas, já que cada um teve que ‘se virar’ como pôde, evitando ao máximo possível ter contato com pessoas de fora. Consequentemente, a saúde acabou sofrendo o impacto da nova realidade e, especificamente, a ortopédica foi uma das mais prejudicadas.

Durante o isolamento, segundo Dr. Eduardo Puertas, ortopedista do HCor, as dores nas costas e na lombar foram as queixas principais desse período, além de inflamações como tendinites e bursites que se tornaram mais frequentes nessa época. De acordo com o especialista, o que prejudicou a coluna e articulações foi a mudança repentina para a quarentena sem a atenção aos músculos e ossos com a falta abrupta de movimentos que antes eram feitos durante o dia a dia, seja com atividade física, seja com a correria da rotina.

Mas, voltar às atividades físicas para combater o sedentarismo também exige cautela, não somente por conta do risco de infecção pelo coronavírus ao qual estamos ainda sujeitos, mas, principalmente pelo risco de lesões após esse intervalo de pouco movimento físico. O ideal é que o retorno à prática esportiva seja feito aos poucos e em baixa intensidade para que o corpo vá se acostumando com a retomada do ritmo e, claro, com acompanhamento médico. 

Outro problema do isolamento social também refere-se à postura: por ficarmos mais tempo em casa, passamos também a ficar mais tempo na posição sentada, seja no sofá ou em cadeiras, que, nem sempre estão nas alturas consideradas as mais adequadas e com os apoios necessários aos pés e braços. Dessa forma, a coluna vai sendo ainda mais prejudicada. 

Por isso, caso você esteja sentindo desconforto como dores na região lombar, procure um ortopedista para uma avaliação médica. Dessa forma, receberá as orientações mais adequadas sobre qual tratamento deverá seguir ou quais exercícios poderá fazer até mesmo em casa.

Fonte: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/dores-nas-costas-e-na-lombar-podem-estar-relacionadas-aos-novos-habitos-da-pandemia/

Leave a Comment