Dança Sênior: benefícios que vão muito além da diversão
É muito comum as pessoas da melhor idade terem resistência à prática de atividades, principalmente quando limitações físicas impostas por suas condições de saúde são as principais barreiras. Mas, a Dança Sênior é uma modalidade específica para idosos que têm restrições de movimentos físicos e até mesmo alguma patologia mais desafiadora, como o Mal de Parkinson. Mas, a Dança Sênior é uma modalidade específica para idosos que têm restrições de movimentos físicos e até mesmo alguma patologia mais desafiadora, como o Mal de Parkinson.
Um estudo feito na Associação Brasil Parkinson (ABP) concluiu que os idosos com a doença que participavam de grupos da dança apresentaram melhores resultados na realização das múltiplas tarefas, considerado algo difícil para essas pessoas.
Criada na Alemanha em 1974, a Dança Sênior foi trazida ao Brasil em 1978 e trabalha, de forma lúdica, movimentos simples, rápidos ou lentos, com músicas ritmadas e pode ser feita sentada ou em pé e com o uso de acessórios. É realizada em grupos ou individualmente e, apesar de ainda pouco difundida no Brasil, traz inúmeros benefícios aos idosos, como:
- Melhora a coordenação motora
- Proporciona bem estar físico e emocional
- Melhora a força muscular
- Melhora a flexibilidade
- Melhora a postura
- Melhora a qualidade do sono
- Melhora a qualidade de vida do idoso
- Ativa a mobilidade
- Ativa a memória, a compreensão e a capacidade de aprendizagem
- Promove a integração social
Se você gostou da ideia e tem interesse em participar é necessário procurar um médico que ateste a aptidão do seu coração, pois a dança é composta de exercícios de moderada intensidade.
Hoje há diversos órgãos em diversas localidades que oferecem a Dança Sênior, como a Secretária do Idoso de diversas regiões, SESCs e associações voltada aos idosos, como a Brasil Parkinson, entre outros.
Mas, apesar dos inúmeros benefícios que a dança confere à saúde do idoso, o mais importante de tudo é se divertir e tornar o momento uma gostosa brincadeira!
Fonte: Universo Jatobá