fbpx

Confira dicas para manter a casa mais fresca durante o verão

Com a chegada do verão, muitas pessoas sentem um desconforto com o calor, principalmente porque, normalmente, a sensação térmica é de uma temperatura acima do que os termômetros registram.

Para quem não tem o conforto de um ar condicionado, a alternativa é adotar alguns truques práticos para amenizar o calor na casa, resfriando-a, de modo a tornar o ambiente mais agradável, além de economizar na conta de energia.

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, de São Paulo; Letícia Monteiro, da LMN Interiores, e a paisagista Rayra Lira, da JLira Green Life, ambas do Rio de Janeiro, deram dicas ao Instituto de Longevidade MAG para amenizar a sensação de calor dentro de casa. Confira:

Tons das paredes: De acordo com as especialistas, os tons claros, como branco e bege, são os mais indicados para o interior de um imóvel, pois permitem arejar e iluminar os cômodos, sem reter o calor. Além disso, segundo Danielle, fazem os ambientes parecerem maiores e refletem melhor a iluminação natural e artificial, servem como rebatedores da luz, espalhando melhor a claridade. Já as cores escuras, apesar de muitas pessoas acharem sofisticadas, absorvem o calor e deixam o ambiente mais quente.

Lâmpadas de LED: Você já deve ter ouvido a sugestão de trocar todas as suas lâmpadas comuns pelas de LED. Fato é que esse tipo esquenta menos, além de ter vida útil maior do que as tradicionais e consumir menor quantidade de energia. Claro que se o ambiente tiver luz natural, melhor!

Ventilador de teto: são uma ótima opção para diminuir a temperatura do ambiente, além de não ocuparem espaço. 

Revestimento dos sofás e almofadas: ao invés de optar por uma cobertura sintética, escolha tecidos naturais para revestir sofás e almofadas, como algodão e linho. De acordo com Paula, estes são mais gostosos ao toque, especialmente no calor, enquanto que a cobertura sintética dá a sensação desconfortável de que o corpo ‘cola’ no tecido.

Cubra as janelas: segundo Paula, a persiana com tela solar é uma opção que barra a entrada de luz e alguns modelos bloqueiam também a entrada de calor, o que deixa o ambiente mais fresco. Por ser um tecido térmico, ajuda ainda a filtrar raios ultravioletas. Na versão rolô, a manutenção é fácil e prática para ser retirada e limpa – apenas com um pano levemente umedecido.

Desligue os aparelhos eletrônicos: todos que não estejam sendo usados, principalmente a TV, que libera bastante calor e aquece o ambiente.

Feche janelas e cortinas: caso o ambiente receba sol diretamente, mantenha as janelas e cortinas fechadas para diminuir o aquecimento do local, diminuindo, assim, a exposição direta dos raios solares dentro da casa. Nos demais cômodos que não recebem a incidência solar diretamente, as janelas e cortinas devem ser mantidas abertas para que o ar circule por todos os cantos. À noite, o ideal é manter todas as janelas e cortinas abertas para diminuir o ar quente e aumentar o frescor noturno, além de manter todas as portas internas abertas para o ar circular pela residência.

Algodão para as roupas de cama: o algodão é o melhor tecido para lençóis e travesseiros, pois “respira” melhor e não retêm o calor, o que ajuda a dormir melhor.

Plantas: elas deixam o ambiente mais refrescante, além de absorverem gases tóxicos e auxiliarem no controle da umidade. Entre as mais indicadas para tê-las dentro de casa estão: jiboia, lírio-da-paz, maranta, costela-de-adão, pleomele, árvore da felicidade, além de begônia, azaleia, calandiva, kalanchoe, orquídea, antúrio, tulipa, gérbera, helicônio, tulipa e estrelízia.

Fonte:

https://institutodelongevidademag.org/longevidade-e-comportamento/decoracao-e-paisagismo/resfriar-a-casa?utm_source=whatsapp_instituto&utm_medium=social&utm_campaign=decoracao-e-paisagismo_20-12-2021&utm_content=link-&utm_term=

Leave a Comment