fbpx

Chegada do outono requer cuidados com a oscilação da temperatura

O outono iniciou no dia 20 de março já diminuindo a temperatura que a cidade de São Paulo vinha enfrentando nas últimas semanas de verão: de 30ºC foi para em torno de 18ºC a 21 ºC no final de sábado e assim seguiu domingo, com chuva. A semana seguiu com sol, mas com vento mais ameno e a previsão para o restante do mês segue com temperaturas também mais brandas.

Por ser considerada a estação de transição e anteceder o inverno, o outono é marcado por redução gradual das temperaturas, bem como a diminuição do tempo de luz diária. Por isso, é preciso cuidar da saúde nessa época do ano para não sofrer com a oscilação da temperatura, que é característica do outono: sol pela manhã com uma brisa mais fria, temperatura mais elevada na hora do almoço, mas queda dos termômetros ao entardecer e frio à noite. Dessa forma, é preciso atenção com as oscilações do clima para não ser pego desprevenido, caso tenha que permanecer na rua o dia todo: leve sempre um agasalho para não pegar friagem no decorrer do dia e estar preparado para a queda da temperatura. À noite é hora de tirar os cobertores do armário para se proteger do frio.

Também conhecida como estação mais seca do ano, o outono requer cuidados ainda com a pele, como os banhos exageradamente muito quentes, que retiram a barreira natural de oleosidade da pele, além de danificar os fios do cabelo, também retirando a oleosidade natural do couro cabeludo. É preciso atenção redobrada com a hidratação da pele com a aplicação de cremes hidratantes no corpo e rosto. 

Vale lembrar que a hidratação do organismo também é um cuidado que precisa ser mantido, não apenas no calor. Outro ponto importante para a saúde é a ingestão de água, mas chás também são uma ótima pedida para a estação, além das sopas, que são nutritivas e mantêm o organismo aquecido.

Fontes: 

Leave a Comment