fbpx

As melhores cidades brasileiras para a longevidade

Se você fosse escolher uma cidade para envelhecer com saúde, você saberia qual seria a melhor escolha? Com a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), a sua decisão certamente seria mais fácil: a pesquisa mostra as cidades mais bem preparadas para o envelhecimento da população. 

O levantamento é feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e engloba sete variáveis: saúde; bem-estar; finanças; habitação; cultura e engajamento; educação e trabalho; indicadores gerais. Cada variável tem uma série de indicadores, que totalizam uma nota. Por exemplo: em saúde são avaliados, entre outros dados, o número de leitos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos disponíveis. Afinal, são detalhes que precisamos nos preocupar em relação à infraestrutura do local onde moramos ou iremos morar: há disponibilidade de serviço, caso venhamos a  precisar fazer uso de algum deles? Claro que ninguém quer escolher um local pensando que irá adoecer e precisar de um hospital, mas é importante estarmos atentos a qualquer emergência, afinal, elas podem acontecem.

Nos indicadores gerais, contam expectativa de vida ao nascer, violência no trânsito, distribuição de renda e taxa de desemprego.

São Caetano do Sul, em São Paulo, está no topo da lista como a cidade mais bem avaliada, seguida de Santos, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Niterói, Rio de Janeiro, Atibaia, Catanduva e Americana. Entre as cidades pequenas, os cinco primeiros lugares são paulistas: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista e Itapira. São Caetano do Sul se distinguiu por ter saneamento básico para 100% dos habitantes, baixa frequência de suicídios, oferta de espaços para condicionamento físico e bom desempenho em finanças e habitação.

Quem tiver interesse, há o e-book gratuito sobre todo o levantamento. Para fazer o download, basta clicar: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-cidades/idl/brasil/

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2020/10/13/simulador-ajuda-a-encontrar-a-cidade-ideal-para-envelhecer.ghtml

Leave a Comment