Acidentes domésticos com idosos aumentam na quarentena
Com o isolamento social houve um aumento no número de acidentes domésticos com os idosos, sendo a grande maioria por queda, como mostra a reportagem do Bom Dia Espírito Santo:
https://globoplay.globo.com/v/8679499/
Exatamente por isso, é preciso atenção redobrada para checar se na sua casa não há algum risco de acidente e, assim, poder diminuí-lo!
Vale lembrar que na terceira idade, à medida que vamos envelhecendo, os riscos de queda aumentam pela diminuição da visão, da audição, do reflexo do corpo, da flexibilidade e da firmeza. Além disso, é preciso sempre estar atento se a queda está relacionada a alguma patologia, como labirintite, osteoporose, artrose, doenças cardíacas, pulmonares e neurológicas, entre outros.
Por isso, é fundamental, principalmente neste momento de isolamento social, que a sua casa seja um ambiente totalmente seguro, livre de riscos que podem estar escondidos em pequenos detalhes, como uma tapete solto, por exemplo.
Separamos dicas importantes para que você verifique se a sua casa apresenta algum risco à queda e como evitá-la:
- Tapetes – um dos grandes causadores de acidentes domésticos, os tapetes precisam ser emborrachados para que não se tornem escorregadios, principalmente em áreas de piso, que são mais lisas. Utilize-os em banheiros (embaixo do chuveiro também) e cozinhas.
- Os capachos precisam também ter antiderrapantes.
- Tenha cuidado com os fios de aparelhos que ficam espalhados pelo chão: mantenha-os próximos às tomadas.
- Atente-se a deixar as áreas livres, sem bagunças no chão, como sapatos espalhados.
- Atenção também a área de desníveis, que podem causar desequilíbrio.
- Instale alças de apoio em locais estratégicos, como banheiros, salas, corredores. Assim, as alças poderão dar o apoio a eventuais desequilíbrios e, então, evitar a queda.
- Pufes com rodinhas são um risco potencial para acidentes, por isso, substitua-os por pufes fixos.
- Evite subir em cadeiras e escadas. Caso tenha a intenção de pegar algo no alto, peça ajuda de amigos ou familiares mais jovens! Organize mantimentos em locais de fácil acesso, que sejam confortáveis para você: não muito no alto e nem muito abaixo (que pode causar problemas na coluna ao abaixar). Os armários devem estar fixos à parede ou ao chão.
- Preste atenção no piso da cozinha: verifique se não está molhada ou com respingos de óleo no chão, que podem tornar o piso extremamente escorregadio.
- Verifique a iluminação de todos os ambientes.
- Evite que a cor do vaso do banheiro e da pia sejam da mesma cor que os azulejos ou o piso.
- Troque o box de vidro por cortinas e não esqueça de instalar as alças de apoio.
- Evite o uso de banheiras.
- Verifique se a porta do banheiro abre para fora, que é o ideal, pois, caso você tenha uma queda próximo à porta, o peso do seu corpo não impedirá que outra pessoa possa ajudá-lo e socorrê-lo.
- Caso tenha dificuldades de se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente.
- Evite andar de meias e utilize sempre chinelo ou pantufa com sola emborrachada.
- Quintal – se o quintal for de piso liso, espalhe tapetes antiderrapantes pelos locais onde você passa, como a área para estender as roupas. Lembre-se que o quintal pode se tornar um grande risco em dias de chuva, que deixam o piso escorregadio.
- As escadas dentro de casa também oferecem risco à queda. Por isso, devem ser mantidas sempre livres de objetos que dificultem a sua passagem e ter corrimão em ambos os lados. Aplique ainda fitas antiderrapantes nos degraus e tenha interruptores de luz no início e final da escada para jamais subir ou descer no escuro.
- Caso tenha animal de estimação, não permita que ele suba ou desça as escadas juntamente com você, pois ele pode empurrá-lo e fazê-lo cair.
- Verifique se a sua cama não está em uma altura muito baixa para você. Levante-se com calma e devagar, mantendo-se primeiro sentado por alguns segundos para só então levantar. Caso utilize óculos, mantenha-os sempre na cabeceira e coloque-os quando ainda estiver sentado na cama, antes de se levantar.
Caso você faça uso de medicamentos, verifique com o médico os efeitos colaterais que alguns remédios podem causar, como tonturas, vertigem e mal estar e, assim, aumentar o risco à queda. Nestes casos, redobre a sua atenção aos itens que mencionamos.
Cuide-se! Afinal, os detalhes fazem toda a diferença para mantê-lo seguro em casa!
Essas e outras dicas você encontra em nosso e-book sobre os cuidados em casa. Baixe agora, clicando aqui.