Canal “Aurélio Alfieri – Exercícios para 50+” no YouTube traz atividade física de forma leve e alegre para fazer em casa com segurança
Se você ainda não se sente seguro para voltar às atividades presenciais, mas também sente dificuldade de encontrar exercícios físicos pela internet para fazer com segurança em casa, então você precisa conhecer o canal no YouTube do preparador físico e personal trainer “Aurélio Alfieri – Exercícios para 50+”, que faz sucesso com os mais de 960 mil inscritos no canal pela simpatia, alegria, facilidade dos exercícios e a forma como motiva seus alunos pelos vídeos.
E a fórmula para o sucesso, segundo o especialista, é unir a paixão com habilidade: “O canal do Youtube existe desde 2006 e desde o início eu me dediquei a gravar coisas que eu vinha aprendendo, pois é muito mais fácil a gente aprender ensinando. Mas, naquela época eu não tinha intenção de ser um YouTuber famoso e não fazia vídeos focados em longevidade, apesar de desde o começo da carreira de personal trainer eu atender pessoas mais velhas do que eu. E também porque naquela época, eu não acreditava que teria uma audiência muito grande entre o público sênior, pois eles não tinham muito acesso à internet, dispositivos, principalmente 2016, quando os canais do YouTube começaram a fazer sucesso entre os os jovens. Mas, em 2019, comecei a fazer alguns conteúdos focados no público da Terceira Idade e esses vídeos começaram a dar muita audiência! Foi quando juntei o que eu gostava de fazer, que era atender as pessoas acima dos 60 com a paixão por produzir conteúdo digital, unindo, assim, o útil ao agradável”, relembra Aurélio.
O canal traz uma programação fixa de vídeos, com publicação às 7h de segunda a sexta-feira, sendo que cada dia da semana é destinado para um dos quatro níveis de dificuldades: nível 1, indicado para pessoas que têm dificuldades em ficar em pé por terem problemas nos joelhos ou na coluna, por exemplo, idosos ou pessoas sedentárias. Neste nível, os exercícios são feitos 100% na cama ou em uma cadeira, na posição sentada. Os vídeos neste nível são publicados às sextas-feiras. O nível 2 é dedicado às pessoas que conseguem fazer exercícios em pé, mas precisam de algum apoio, porque têm algum problema articular que impacta no equilíbrio. Os vídeos são publicados às quartas-feiras. Já os exercícios do nível 3 são mais intensos, mas sem impacto algum, promovem alto gasto calórico e fortalecimento dos músculos e são publicados às terças-feiras. O nível 4 é o mais difícil ao utilizar pesinhos, como sacos de arroz de 5kgs ou garrafas, para exercícios mais intensos e com mudanças de posição, como deitado no chão, e são publicados às segundas-feiras.
“Eu sugiro que todo iniciante no meu canal comece os exercícios pelo nível 2 e verifique: se a prática estiver muito fácil, a sugestão é avançar para o nível 3. Se estiver com dificuldades, a pessoa deve baixar a intensidade e ir para um nível abaixo, o 1”, orienta.
Além dos vídeos diários dos exercícios físicos, há também um bate-papo ao vivo todas quartas-feiras, às 18h30, onde Aurélio convida um especialista para uma conversa sobre longevidade, em que são abordadas questões de saúde e as doenças mais comuns dessa faixa etária e como preveni-las; além de envelhecimento saudável, entre outros assuntos. “A ideia é que as pessoas possam receber informações de qualidade, interagir ao vivo e tirar suas dúvidas. Já tivemos lives com mais de 800 perguntas ao vivo”, explica.
Para facilitar ainda mais a vida dos seniores, Aurélio desenvolveu também um aplicativo gratuito “Canal do Aurélio Alfieri – Exercícios fáceis”, disponível para Android e Iphone, onde é possível localizar as atividades pelo nível de dificuldade. “O aplicativo tem mais de 50 mil downloads e tenho um orgulho imenso, porque é acessível a todo mundo ao ter letras grandes, facilitando a visibilidade de todos que querem utilizá-lo e, assim, conseguimos ajudar milhares de pessoas”, diz.
Quanto aos idosos que ainda não encontraram uma motivação para a prática da atividade física em casa, Aurélio traz a reflexão: “no meu ponto de vista, nada mais é que a falta de um motivo para se movimentar. E motivo para uma ação cada um de nós tem que encontrar. A minha motivação para levantar da cama é ajudar as mais de 1 milhão de pessoas que me acompanham todos os meses, todos os dias no canal e me mandam mensagens lindas de agradecimento. Meu propósito é ajudar o maior número de pessoas possível. Então, cada pessoa tem que encontrar um propósito para praticar atividade, que pode ser viver sem dor, por exemplo, ou envelhecer com mais saúde”, orienta.
Por conta da pandemia, Aurélio criou dois novos serviços para atender demandas crescentes que começaram a chegar até ele: “Eu sempre trabalhei como personal trainer, com atendimento individualizado na academia e o canal no YouTube sempre foi secundário. Mas, quando veio a pandemia, as pessoas queriam ter algo personalizado, por não poderem mais ir à academia. Então surgiu a ideia de criar algo diferenciado, em que as pessoas pudessem ter acesso a algo com mais recursos: e assim nasceu o Clube do Aurélio, um espaço com aulas ao vivo pelo Zoom, onde consigo ver o aluno fazendo os exercícios e corrijo os movimentos. As inscrições são abertas periodicamente. Outro serviço é um programa em conjunto com uma fisioterapeuta especializada em RPG e coluna, onde passamos exercícios e orientamos as pessoas como cuidarem da postura e da coluna. Ambos são serviços especializados para quem precisa de um atendimento mais direcionado”, esclarece.
Com tantas facilidades, simpatia e exercícios de diversos níveis de dificuldades, não há mais desculpas para não se movimentar, não é mesmo? Que tal começar agora a praticar atividade física?
Acesse: