fbpx
Grupo participando de Yoga do Riso

Yoga do Riso: conheça os benefícios dessa prática risonha!

Rir é o melhor remédio e melhor ainda se for sem motivo! Mas, apesar de muitas pessoas acharem estranho rir sem ter um motivo real para isso, você sabia que existe uma terapia que leva o riso sem causa como premissa?

Chamada de “Yoga do riso”, a técnica foi criada em 1995 pelos indianos Madhuri Kataria, professora de yoga, e Madan Kataria, clínico geral e terapeuta, que percebeu que seus pacientes se curavam melhor quando estavam felizes. “Nós não rimos porque somos felizes, somos felizes porque rimos”, é o lema do médico.

Percebendo os benefícios do riso para a saúde física e mental, ambos fundaram o primeiro clube do riso em um parque  em 1995. A prática do riso começou a se espalhar para diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Japão, Austrália, Finlândia, França e chegou ao Brasil em meados dos anos 2000.

Como visto no vídeo, a prática é simples e parte do conceito de que a “ação traz emoção”: os praticantes começam a rir sem recorrerem a piadas ou outras tolices, sem motivo aparente, combinando o sorriso com o alongamento da yoga e suas técnicas tradicionais e respiratórias, chamadas de pranayamas.

No Brasil, Sandro Lobo é um dos divulgadores do método internacional de dr. Kataria e autor do livro “Yoga do Riso – A resposta era mais divertida do que pensávamos – Teoria e prática” (Chiado Editora Brasil). 

Sandro era instrutor de yoga tradicional e junto com o grupo de amigos organizava retiros pelo Brasil. “A gente era nômade, viajava numa Kombi colorida chamada ‘Kombi Cura’. Eu ministrava aulas de yoga, até que percebi que nos retiros eu fazia algumas piadinhas para as pessoas rirem durante as práticas e era importante para tirar o peso que às vezes no retiro tinha em relação à dieta vegana ou o período de jejum. Em algumas práticas, as pessoas acessavam emoções profundas, às vezes emoções mais difíceis de lidar. Então, trazer risada pra aula de yoga era positivo. Porém, dentro da sutileza de uma prática de yoga, às vezes uma piada, mesmo que de leve, pode ter um peso maior do que o desejado ali naquele momento. Então, eu decidi que eu queria usar risada dentro da minha prática de yoga, mas sem ser a piada, porque com a piada tem esse risco de poder conotar brincadeira de mau gosto. Na época, em 2015, assistimos o documentário do Mestre Hermógenes, um grande professor de yoga aqui do Brasil, e notei que o mestre também usava risada nas aulas de yoga, que ele chamava de risoterapia. E foi aí que eu decidi que era isso que eu queria aprender. Porém, ele tinha acabado de falecer e o Instituto Hermógenes não dava cursos de risoterapia e não existia um método. Então, passei a buscar uma metodologia que incluísse o riso e, finalmente, encontrei a Yoga do Riso, método criado na Índia. Ou seja: eu procurava como colocar riso na yoga e já existia um método que eu não conhecia. Encontrei uma escola dessa metodologia em Portugal e fui para lá fazer o primeiro curso, em junho do mesmo ano, 2015, de Líder de Yoga do Riso”

E, a partir de então, Sandro passou a agregar a Yoga do Riso às atividades na Kombi Cura. “Sempre fazíamos muitas ações voluntárias e aí percebemos que a ferramenta servia para qualquer público, de qualquer idade: tanto a criancinha bem pequenininha, quanto a pessoa bem idosa; tanto para uma pessoa com plena capacidade física, quanto para uma pessoa com alguma deficiência física ou mental; enfim, qualquer pessoa podia praticar. E então, em 2017 eu fui fazer o curso de formador de Yoga do Riso na Inglaterra. Me chamaram pra fazer sessão de Yoga do Riso em um abrigo de idosos em Portugal e eu nunca mais quis parar de aplicá-la. Comecei a desenvolver uma forma própria de utilizá-la com os idosos, que funcionava muito melhor e comecei a ver mais resultados”, diz.

Benefícios da Yoga do Riso aos idosos

De acordo com o especialista, os benefícios da prática ao público maduro são inúmeros: “Primeiro é o contato, porque normalmente idosos que estão isolados ou em abrigos e em asilos. E o isolamento social que está fazendo tanto mal a todo mundo agora nessa pandemia, já fazia mal aos idosos que já viviam sozinhos ou em asilos. A Yoga do Riso ajuda a levar o contato físico e visual, a questão da sociabilidade e da comunicação, do senso de comunidade, de pertencimento. Em um cenário sem pandemia, era possível estarmos próximos das pessoas, criando conexões perguntando o nome, podíamos abraçar as pessoas. Mas, mesmo on-line, a Yoga do Riso permite levar aos idosos movimentar o corpo, pois esticamos e balançamos os braços, batemos palmas, movimentamos as pernas. Ou seja, para aquele idoso que passa tantas horas do dia parado, apenas sentado ou deitado,  assim como todos nós hoje em dia por conta da pandemia, a prática ajuda a nos movimentarmos. E um dos grandes principais benefícios é conferir alegria, de fato! Vamos praticar risada por meio de uma música divertida e com movimentos que vão proporcionar aos idosos sentirem uma descarga de endorfina e serotonina, que vão sentir alegria mesmo!”, explica o especialista.
Durante as práticas, Sandro diz que utiliza também afirmações positivas para ajudar ainda mais na experiência dos participantes: “fazemos muito grito positivo: ‘nós somos lindos, nós somos maravilhosos, você é maravilhosa’. Afinal, a grande maioria dos idosos passa  muito tempo com a mente negativa ou muito saudosista, o que os deixa muito propensos a tristezas”. O especialista diz ainda que uma das finalidades da Yoga do Riso é estimular a lucidez e resgatar o espírito infantil, tão abandonado na terceira idade. “A leveza da criança traz  a conexão com a nossa infância, nos relembrando tempos de mais saúde e mais atividade física. Então, buscamos também resgatar a brincadeira em dinâmicas de grupo para que os idosos sintam a felicidade da diversão como uma criança mesmo”, diz.

E, que tal experimentar, ainda mais considerando essa situação de pandemia que estamos todos vivendo e, assim, deixar a vida mais leve e risonha? O riso é algo contagiante que causa um efeito muito positivo! 

Sandro atende de forma on-line individualmente ou em grupo e tem também um curso on-line:

Para mais informações, acesse o perfil do Sandro no Instagram: https://www.instagram.com/yogadoriso/

Leave a Comment