fbpx
Senhor idoso com cabelos ralos e barba branca, usando uma malha laranja sobre uma camisa branca, está sentado em uma poltrona dentro de uma casa, segurando um IPad.

Reinvenção profissional, economia prateada, etarismo e menopausa serão alguns dos temas abordados no MaturiFest 2022

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,8 anos em 2020, um aumento de 1,3 ano em relação aos últimos cinco anos. Em dez anos, houve um crescimento de 3,3 anos, além de ser crescente também o número de idosos que se tornam centenários com saúde e qualidade de vida. Dessa forma, vivendo mais tempo, muitos continuam atuando no mercado de trabalho, algo que parecia inviável em um passado recente. 

Para debater sobre essa nova realidade, acontece o MaturiFest 2022, o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil. De 17 a 20 de agosto, o evento reunirá um time de especialistas e empresas parceiras para fomentar discussões sobre diferentes temas a respeito da maturidade no âmbito profissional.

A programação traz palestras, painéis de debates e oficinas práticas que vão abordar economia prateada, empreendedorismo com propósito, etarismo, reinvenção profissional, capacitação e contratação de profissionais maduros, além de promover networking entre todos os participantes. 

Destaque ainda para a participação da No Pausa, organização latinoamericana que trabalha o diálogo aberto e intergeracional sobre a menopausa, que vai liderar um painel que tratará justamente sobre os impactos e desafios do climatério (período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa) nos ambientes de trabalho. O objetivo da instituição é eliminar os tabus relacionados à questão, discutindo o tema a partir do olhar de mulheres contemporâneas, principalmente porque, com o aumento da expectativa de vida da população, o climatério corresponde em média a um terço da vida das mulheres. E, em pleno século 21, ainda assim faltam informações, acompanhamento e ferramentas que ajudem a romper barreiras e preconceitos durante essa fase. No painel, previsto para o dia 19 de agosto, a fundadora do No Pausa, Miriam de Paoli, e a diretora jurídica, de patentes e compliance da Bayer, Erica Barbagalo, conversam sobre autoconfiança, sintomas, mudanças físicas e psicológicas e outros aspectos da menopausa. Quem vai mediar a conversa é a criadora de conteúdo 50+ Cláudia Arruga. 

A parceria institucional da No Pausa com o MaturiFest vai oferecer ainda uma oficina prática sobre empreendedorismo com propósito. Na ocasião, Miriam de Paoli e a coordenadora da instituição, Bianca Doeler, apresentarão um estudo sobre economia prateada e seus obstáculos, abordando o empreendedorismo como uma alternativa ao mercado de trabalho.

A edição deste ano do MaturiFest será em uma formato híbrido, mesclando o presencial com o on-line: no dia 17/8 acontece virtualmente e de 18 a 20/8 será presencial (com transmissão on-line) na FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Campus Liberdade – Av. Liberdade, 532). Os ingressos são limitados e devem ser adquiridos pelo link:
https://www.sympla.com.br/evento/maturifest-2022-online-e-presencial/1630418

Fonte: https://www.maturi.com.br/cursos-eventos/conheca-alguns-temas-e-parcerias-do-maturifest-2022/

Leave a Comment