Que tal visitar um museu pela internet?
Não é porque o comércio está voltando a abrir, assim como parques e academias, que devemos afrouxar o isolamento social e ir às ruas como se tudo já estivesse ‘normal’. É preciso ainda permanecer em casa, enquanto ainda não há a certeza de que a pandemia já está controlada, e só sair quando necessário, como ir à farmácia ou supermercado e, claro: de máscara no rosto e com álcool em gel na bolsa.
Enquanto a situação ainda é preocupante e ainda há o risco de contaminação pelo novo coronavírus, como forma de ajudá-los a continuar em casa trazemos uma dica bem bacana: que tal fazer uma visita virtual por alguns museus que disponibilizam o tour virtual?
Museu do Ipiranga
Um dos ícones de São Paulo, o Museu do Ipiranga está fechado para reformas desde 2013 e tem previsão de abertura no dia 7 de setembro de 2022. Quem tiver curiosidade de conhecer o projeto e acompanhar o diário de obras, basta acessar o site:
Pinacoteca de São Paulo
Pelo site da Pinacoteca de São Paulo, o internauta se sente praticamente dentro do museu: a visita virtual é em todos os cômodos. As imagens são panorâmicas e, por conta da realidade virtual, a experiência imersiva no ambiente do museu é bem realista.
Durante o tour on-line é possível ver a coleção permanente da Pinacoteca, com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras.
Denominada “#pinadecasa”, além do tour virtual, a sessão traz ainda jogos on-line, como dominó interativo, “qual é a obra?”, uma seleção de vídeos da Pinacoteca, entre outros.
Casa das Rosas
O site da Casa das Rosas também disponibiliza um tour on-line por meio de um vídeo gravado em Libras. Quem curte cultura, vai gostar também do vídeo de apresentação do Acervo Haroldo de Campos disponível no site da instituição. Acesse:
Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer também disponibiliza visita virtual em 3D, onde é possível conhecer as dependências da instituição. Há ainda diversas exposições on-line que podem ser acessadas pelo site, até mesmo relembrar de algumas temporárias, que fizeram parte da programação do museu.
Museu Nacional
O incêndio em 2018 no Museu Nacional do Rio de Janeiro pode ter devastado quase todo o seu acervo de mais de 20 milhões de itens, mas, por meio da tecnologia, é possível visitar virtualmente o espaço antes da tragédia. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra algumas obras:
Museu Casa Guignard
Quem quiser conhecer um pouquinho de Belo Horizonte de 1944 até 1962 pode fazer uma rápida “viagem virtual” pelas imagens do Museu Casa Guinard, por meio das obras do artista, que fez de sua temática as cidades coloniais e a paisagem mineira do período.
Pelo passeio on-line é possível ter acesso às instalações do museu, onde se encontra, no pátio dos fundos, um chafariz em pedra sabão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, atribuído a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Museu Casa Portinari
No tour virtual pelo Museu Casa Portinari, você conhecerá a residência do artista em Brodowski, São Paulo, além de um acervo ligado à vida e à obra do pintor, que vai desde objetos pessoais, até pinturas murais. Confira:
Museu da República
Quem gosta de estudar a história do Brasil vai adorar visitar de forma virtual o Museu da República no Rio de Janeiro, que conserva os elementos materiais que constituem o período republicano do país. Além de conhecer pelo site parte do seu acervo, o internauta poderá ver o seu edifício, o antigo Palácio do Catete, que por 63 anos foi sede do poder executivo do Brasil.
Acesse: http://www.eravirtual.org/museu-da-republica/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br
Van Gogh Museum
Os amantes de Van Gogh poderão visitar virtualmente o Museu do artista, que é sediado em Amsterdam. No passeio on-line, é possível apreciar diversas obras do pintor holandês, considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental.
Claude Monet Fondation
A Fundação Claude Monet também abriu suas portas virtuais para que os internautas possam conhecer a casa onde o ícone do impressionismo morava com a família. Os internautas se sentirão praticamente na casa do artista, visitarão a sua oficina de sala de estar e sua excepcional coleção de gravuras japonesas. É possível ver ainda os jardins tão famosos e seus canteiros de flores, fonte de inspiração do artista em suas pinceladas impressionistas.
Veja mais nesta matéria: https://www.youtube.com/watch?v=haeRRCGMlLA