Os benefícios da arteterapia para os idosos
O isolamento social ainda é necessário, mesmo que o comércio e restaurantes estejam voltando às atividades. Precisamos ter paciência e continuarmos em casa para proteger a nossa saúde e a dos que amamos.
Apesar das dificuldades de permanecermos tanto tempo sem o convívio com amigos e familiares, que tal fazer algo diferente para quebrar a rotina? A arteterapia é, como diz o nome, uma terapia por meio da arte que tem o objetivo de acalmar a mente e o coração, melhorar a atenção e a coordenação motora, além de estimular a criatividade e promover uma maior conexão consigo mesmo.
“A Arteterapia é uma das atividades cada vez mais indicadas para os idosos, pois traz inúmeros benefícios, principalmente à saúde mental”, explica Tiago Franco, que trabalha com arte-educação desde 2013, atuando com diversos públicos. Nos últimos anos trabalhou principalmente com o público idoso e essa experiência foi tão rica que o fez procurar uma especialização em arteterapia. “Poder unir as expressões criativas com recursos terapêuticos, tornando as vivências artísticas mais profundas e transformadoras dos participantes foi o que me motivou a focar no público maduro”, explica.
O vídeo abaixo é uma das oficinas on-line realizadas pelo Tiago:
E, pensando nas dificuldades e angústias que os 60+ vêm passando com o isolamento social neste período de pandemia, o arteterapeuta criou oficinas de vivências artísticas adaptadas ao formato de encontros on-line, que trabalham a escuta lúdica e o resgate de memórias e histórias por meio de recursos plásticos e terapêuticos.
As oficinas podem ser individuais ou em pequenos grupos semanais e os valores devem ser conferidos pelo e-mail imaginarte.social@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 98117-4750.
Os materiais utilizados são simples e todo mundo tem em casa: folha de papel, lápis de cor e canetinhas (vale pegar emprestado dos netos que sempre esquecem na casa dos avós). Dependendo do objetivo e o que será trabalhado, pode ser necessário providenciar cartolina, tinta guache, entre outros.
Quem tiver interesse em conhecer a arteterapia, o Tiago oferece uma sessão gratuita. Experimente!