fbpx

Origami, a arte de dobrar papel traz benefícios aos idosos

Paciência, concentração, cuidado e memorização. Essas são alguns aspectos trabalhados pelo origami, uma técnica oriental que consiste em formar pequenas esculturas por meio de dobraduras em papel. Acredita-se que tal arte seja uma das responsáveis pelas características inerentes ao povo japonês, conhecido por sua sabedoria e principalmente, disciplina. Além disso, segundo a neurologista Mariluzia Zuany Rangel, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), o manuseio do papel com as duas mãos trabalha os dois hemisférios do cérebro, estimulando ainda o lóbulo frontal – área cerebral responsável pelas funções executivas, como atenção, planejamento e resolução de problemas.

Nos idosos, de acordo com a médica, o origami auxilia também a coordenação motora e a criatividade ao possibilitar o desafio de criar peças mais difíceis e escolher as cores do papel utilizado. A professora de origami Miriam Nigri Dana, que ensina a técnica há mais de 20 anos, ressalta ainda que o origami ajuda também a elevar a autoestima ao proporcionar o sentimento às pessoas de que são capazes de fazer as dobraduras. O origami é também indicado como atividade no combate ao estresse por conferir relaxamento. 

“Para mim, funciona como uma meditação. Toda noite eu sento para dobrar, e isso me traz paz — conta. — Além disso, o origami dá noção de organização. Se a pessoa não for centrada e organizada, não consegue fazer as dobraduras, e a própria técnica trabalha essas habilidades”, diz a aposentada Tereza Carvalho, de 71, que se dedica diariamente à técnica.

O origami é também uma das ferramentas indicadas como terapia ocupacional ou convencional para pacientes que sofrem de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, como depressão e psicopatias; uma vez que desvia o pensamento ativo dos problemas ou da doença que a pessoa enfrenta.

Que tal começar a se aventurar na técnica? Confira algumas aulas que a professora Miriam ministrou em lives ensinando alguns origamis:

https://www.associacaonagai.org.br/galeria/origami-lives

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/origami-ajuda-melhorar-memoria-atencao-naves-do-conhecimento-oferecem-oficinas-16662519.html

Leave a Comment