fbpx

O que você tem feito nessa quarentena?

Por Vovô Miguel*

Que essa quarentena não está sendo fácil, não é novidade para ninguém. Ainda mais para nós, que tínhamos a convivência de familiares, filhos e netos, e amigos quase que diariamente e somos lembrados, a todo instante, que somos o alvo do tal vírus.

Do dia para a noite, tal convivência passou a ser uma ameaça à nossa saúde. Um cenário que jamais imaginaríamos chegar: o contato apenas do portão ou pelo meio virtual, mas cada um em sua casa. Quando iríamos considerar o próprio ar, tão vital, como um inimigo mortal? Como proteção, passamos então a viver atrás de máscaras e muito álcool em gel e tudo isso recheado a muito medo e angústia.

Claro que diante de tudo isso, criou-se uma esfera psíquica em que pensar positivo e ser otimista se tornou um desafio e tanto! Mas, precisamos nos esforçar para não caírmos no exagero dessas emoções e ficarmos lá, como um poço sem saída. 

E, por isso, hoje compartilho com vocês algumas dicas que eu faço no meu dia a dia e que espero que possam te ajudar. Adapte-as à sua realidade, mas a intenção é das melhores para que possamos passar por esse momento de uma forma mais tranquila, trocando figurinhas sobre como cada um está fazendo, como contribuição ao próximo. Vamos lá?

  1. Comece o seu dia positivo: logo cedo, eu costumo enviar mensagens positivas aos mais próximos, desejando um novo e feliz dia, no intuito de enviar votos de otimismo. Assim, tomo meu café da manhã e começo a escrever sobre a minha caminhada, relembrando fatos que me alegraram e me fizeram rir e chorar.
    Chegando o almoço, tomo um belo copo de vinho, assisto as notícias na televisão, que infelizmente não têm sido agradáveis.
  1. Dê a você o direito de descansar: sei que muitos de vocês ainda trabalham, como eu, mesmo aposentados. Alguns por prazer, outros, por necessidade. O meu conselho é que aproveitem o tempo para descansar, tirar aquele cochilo no meio da tarde, por que não? Eu, por exemplo, adotei como ferramenta de cuidado comigo mesmo me permitir uma boa descansada depois do almoço. Como falei, bebo meu copo de vinho e adormeço na cadeira de descanso enquanto vejo a televisão. Assim, retomo o dia assistindo um bom filme. Há quem brigue comigo dizendo “mas, Miguel, como descansar? Não estou ganhando nada, era manicure, trabalhava com serviço!”. E eu digo para você: descanse a sua mente. De nada vai adiantar se manter nesse estado tão tenso e preocupante. Quem sabe, depois de uma boa descansada, com a mente mais tranquila, você não acha uma solução para voltar a ser remunerada pelo seu trabalho?
  1. Mente vazia, oficina do diabo: essa expressão é comum a todos vocês e é muito verdadeira! Eu sugiro que ocupem a mente com alguma atividade que você goste: seja lendo um livro, vendo um documentário ou filme na TV ou pela internet mesmo. Eu, por exemplo, tenho aproveitado o tempo para escrever ideias ou textos que tenho vontade de compartilhar sobre as experiências da minha vida. Assim, quanto mais você estimular sua mente, menos tristezas você vai sentir. Outra dica é divertir-se em jogos on-line (veja aqui em nosso site as nossas opções).
  1. Pensando sobre o futuro: liste todas as coisas que você pretende fazer quando o isolamento acabar. Reveja as suas prioridades, ajuste com os aprendizados e as reflexões que você está tendo durante essa quarentena. Há quem vá incluir como novo hábito meditar, outros irão analisar o quanto priorizavam coisas materiais e passarão a valorizar mais as relações familiares.
  1. Observe: nesse tempo em casa, tenho observado coisas que jamais observava durante a correria do dia a dia, como o céu mais límpido, o pôr do sol. Tenho aproveitado para cuidar mais das plantas e observar o crescimento de cada uma. E, assim, observando tudo ao seu redor, você vai se acalmando e deixando de lado toda essa situação pandêmica. A meta é essa: tirá-la do nosso foco!
  1. Agradeça a Deus! Principalmente por você ter um lugar físico e confortável para exercer o isolamento, enquanto, como vocês sabem, há muitos idosos que vivem em pequenos cômodos e aglomerados com familiares, sendo impossível praticar o isolamento adequadamente. E basta olharmos ao redor para sabermos que temos muito a agradecer: a começar pela internet que você tem na sua casa, que o permite ler este texto! Agradeça por ter onde dormir, o que comer. Tem muita gente que sonha em estar no seu lugar, porque mora nas ruas, por exemplo.
  1. Mantenha-se no presente! Muitas vezes mantemos a nossa mente saudosista e nos levamos, constantemente, a um túnel do tempo que nos faz voltar a tempos passados. “Poxa, antes da pandemia, eu fazia isso ou aquilo”. Pare de ficar pensando no que já foi e foque em tudo o que você tem hoje. 
  1. Livre-se do medo: eu gosto muito de colocar canções que me trazem boas energias. Tudo bem que não são atuais, mas e daí? O que importa é como vou me sentir e a ideia é se sentir alegre! Somente assim o medo não tem lugar em nossa mente.

E você? Conte pra mim as suas dicas de como está lidando com essa quarentena. Será um prazer ouvir suas ideias!

*Vovô Miguel é empresário e idealizador do LongeViver Melhor. Tem como objetivo compartilhar suas experiências e ideias de como envelhecer com longevidade e qualidade de vida.

Leave a Comment