fbpx

Filipina de 106 anos estrela a capa da Vogue deste mês

Apo Whang-Od, conhecida como Maria Oggay, tem 106 anos, é tatuadora e está na capa da Vogue Filipinas deste mês, tornando-se a pessoa mais velha a estrelar a capa da renomada publicação.

Ela mora em um vilarejo montanhoso de Buscalan, cerca de 15 horas ao norte de Manila, na província de Kalinga e é considerada a mambabatok – ou tatuadora tradicional de Kalinga mais antiga do país. E engana-se quem imagina que ela é aposentada: ela vem aperfeiçoando a arte de tatuar à mão desde a adolescência, cujos ensinamentos foram instruídos por seu pai. E continua tatuando até hoje: seus desenhos geométricos exclusivos são buscados por visitantes internacionais – que representam grande parte dos seus clientes.

Segundo a Vogue Filipinas, em suas redes sociais, Whang-Od é aclamada a última mambabatok de sua geração e já imprimiu os símbolos da tribo Kalinga – significando força, bravura e beleza – na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan.

Pela tradição de sua cultura, a sua arte só pode ser passada para parentes de sangue. Por isso, Whang Od vem treinando suas sobrinhas-netas Elyang Wigan e Grace Palicas. Segundo a tatuadora, seus amigos que também eram tatuadores já faleceram, mas ela garante que a tradição se manterá com as pessoas que continuam tatuando. 

Para ela, a tradição continuará enquanto as pessoas continuarem tatuando e, do que depender de Whang-Od, enquanto eu puder enxergar bem, continuará desempenhando sua profissão. 

De acordo com a editora-chefe da Vogue Filipinas, Bea Valdes, a equipe da publicação decidiu unanimemente que Whang-Od deveria ilustrar a capa: “Sentimos que ela representava nossos ideais sobre o que há de belo em nossa cultura filipina. Acreditamos que o conceito de beleza precisa evoluir e incluir rostos e formas diversas e inclusivas. O que esperamos falar é a beleza da humanidade”, acrescentou Valdes.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/filipina-de-106-anos-e-a-modelo-mais-velha-de-capa-da-vogue/

Leave a Comment