fbpx

Dia Nacional dos Aposentados: uma homenagem a todos os profissionais que dedicaram uma vida inteira de serviços prestados ao país

No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados. A data tem o objetivo de homenagear todos os profissionais que dedicaram uma vida inteira ao trabalho e agora, com todo o merecimento, usufruem de benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país. 

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves; sendo o Decreto de Lei nº 6.926/81, que determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

E é com o sentimento de dever cumprido que todos os aposentados devem celebrar o seu dia! E, mais do que isso, entender que a aposentadoria é uma conquista mais do que merecida e uma nova fase da vida.

Porém, muitos aposentados encaram a aposentadoria com preocupação em relação ao tempo livre que passarão a ter pela mudança na rotina. Por isso, é importante se preparar emocionalmente e se organizar para desfrutar da nova fase de vida da melhor forma, aproveitando o tempo para descansar e encontrando novas ocupações. Confira algumas dicas:

  • Faça uma lista de tudo o que gostaria de fazer, incluindo pequenos, médios e grandes sonhos. Até mesmo aqueles que não foram possíveis de serem realizados na juventude devem ser incluídos para que você os analise e cheque se ainda fazem sentido realizá-los.
  • A aposentadoria é um momento bastante propício para estreitar os laços de amizade ou fazer novas. Aproveite-o para se dedicar aos relacionamentos pessoais com as pessoas ao seu redor.
  • Foque no presente: muitas pessoas se apegam ao passado, tanto às conquistas, quanto aos fracassos. Concentre-se com entusiasmo nesta nova fase para vivenciá-la da melhor forma.
  • Olhar positivo: encarar a aposentadoria com o olhar de merecimento e de desfrutar da vida ajuda bastante a combater o pensamento que comumente aposentados têm de perda de poder e reconhecimento, que vinha do exercício da profissão. Portanto, cuidar do lado emocional é fundamental para garantir que o aposentado consiga enxergar o lado positivo da aposentadoria e, mais do que isso, o seu valor. Caso esteja sentindo desânimo, tristeza, sensação de que a vida perdeu sentido, dificuldades para dormir e perda de apetite, busque ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental.

Como disse a escritora Cora Coralina:

“Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos, esclarecer aos jovens suas posições e mostrar-lhes as verdades que viveram e que os tornaram melhores. Entreguemos o amor ao ser amado, sem vergonha e sem medo, e vivamos esse amor intensa e completamente, na alma e no corpo. Se disserem que idade não é documento…, mostremos que é sim, documento importante porque repleto de experiência e de aprendizagens muitas vezes à custa de sofrimento. Somos todos lindos, independente de aparência física, porque é linda nossa alma e linda a nossa coragem de amar! Portanto, não nos enterremos antes da hora. Vivamos, vivamos!”.

Fontes: https://noticias.oamarelinho.com.br/empregos/comportamento/4475-pre-aposentadoria/

https://www.paralerepensar.com.br/coracoralina.htm

Leave a Comment