Dia do Idoso – muito a celebrar!
Para comemorar o Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro, trazemos uma importante reflexão: como você encara essa fase da vida, com leveza e alegria ou com tristeza e sentimento de solidão? Considerando tudo o que você já passou: tantas batalhas, conquistas, amores vividos, alegrias, muitas risadas com os amigos, almoços em família, mas momentos tristes também, uma coisa é fato: o que importa é quanta vivência e experiência você traz na bagagem da sua vida!
Há quem não consiga enxergar a própria história de forma positiva e encara apenas como um passado que não volta e como uma fase da vida sem novidades, sem desafios e até mesmo uma fase de ‘viver sem vontade de nada’. Mas, o objetivo aqui é mostrar que é possível, sim, se renovar após os 60 anos, aproveitar muito ainda fazer dessa a melhor fase da sua vida! Veja algumas dicas:
- Mudando o pensamento
Primeiro de tudo é mudar a forma de pensar, pois, de nada adianta mostrarmos tudo de positivo para você, se ainda continuará querendo enxergar só as coisas ruins. Sabe aquela história de um copo de água que está pela metade: como você o enxerga? Metade cheio ou metade vazio? Tudo vai depender da forma como você dá valor ao que é positivo e ao que é negativo na sua vida. A escolha é sempre sua da forma como prefere olhar e, para que possa aproveitar a nossa matéria, sugerimos que opte enxergar, a partir de agora, com as lentes do positivismo, enxergando as coisas boas de todas as coisas e situações.
- Hora de descartar as coisas que não servem mais
Para começar a se renovar, que tal começar a fazer uma limpa na casa e descartar ou doar tudo o que não usa mais? Afinal, como dizem os psicoterapeutas, quando limpamos e organizamos as nossas coisas também promovemos uma limpeza da nossa ‘casa interior’, ou seja: é como se estivéssemos fazendo uma faxina e colocando em ordem as nossas emoções. E, a organização em todos os sentidos, promove uma sensação de bem estar, além de colocar em movimento as coisas que estavam paradas, dando a elas nova utilidade e ajudando quem precisa. Então, coloca uma música bem legal e comece a arrumação!
- Espantando a solidão
A terceira idade de longe significa solidão, por mais que os filhos tenham casado e mudado de cidade ou país. Aproveite essa fase – em que há tranquilidade – para fazer o que gosta, sem preocupações que tinha antes, como fazer janta para os filhos. Procure fazer atividades específicas para a terceira idade, como hidroginástica, dança de salão, aulas de canto ou viagens em grupo e faça novas amizades! Afinal, quem disse que viajar e fazer amigos é apenas para jovens? Há empresas especializadas em turismo para essa faixa etária, assim como os tão famosos bailes para maiores de 50 anos.
Outra forma de driblar o sentimento de solidão é utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis hoje, como o WhatsApp no celular para falar com as amigas e familiares e até mesmo criar um canal no YouTube, como a dona Carmen Vallet fez (e falamos sobre ela aqui nesta matéria!).
- Amor na terceira idade é possível?
Há quem acredite que não é mais possível se apaixonar depois dos 60, mas quem disse que o amor tem limite de idade para existir? Com o advento da tecnologia há diversos aplicativos de relacionamento voltados ao público da terceira idade, o que tem estimulado até mesmo o casamento. Sim! Muitas pessoas estão se casando novamente nessa fase da vida e redescobrindo o amor!
- Novos aprendizados
Se você tem vontade de aprender novas habilidades ou até mesmo mudar de profissão, vá em frente! Há muitas pessoas que depois que se aposentam decidem cursar uma nova faculdade e seguir uma nova profissão. O importante é não desistir – nunca! – dos seus sonhos! Aprender coisas novas é um estímulo essencial ao nosso cérebro para nos manter sempre motivados a seguir a vida com disposição!
- Mimando os netos
Se você tem netos, aproveite enquanto eles são crianças para brincar muito e mimá-los bastante com seu carinho e sua presença! Deixe o peso da responsabilidade para os pais da criança e assuma apenas a sua parte: que é cuidar, mimar e se divertir muito com seu neto!
- Cuide da sua saúde com leveza
Tenha um carinho especial por você e pela sua saúde! Há quem se “xingue” o tempo todo: “essa porcaria de rim, esse estômago que dói, essa diabetes que me mata”! Cuide-se com mais amor, observando a necessidade e os cuidados específicos que seu organismo precisa, mas com delicadeza!
- Cozinhando para você!
Por mais que você more sozinho (a), a tendência é “comermos qualquer coisa”, já que, como muitos dizem, cozinhar para um é algo complicado pela pequena quantidade. Mas cozinhe pelo prazer de fazer aquele prato que você tanto gosta, mime-se de vez em quando e desfrute do momento de poder saborear as comidas que você gosta! Uma opção é congelar em pequenas porções ou, se possível, convide as amigas para saborear com você!