Conheça o Programa Trabalho Social com Idosos (TSI) do SESC São Paulo
Você conhece o programa Trabalho Social com Idosos (TSI) do SESC São Paulo? Voltado ao público 60+, tem o propósito de oferecer educação permanente, atendimento qualificado e democratizar a cultura, promovendo a valorização da pessoa idosa, estimulando sua autonomia. O TSI realiza ações permanentes em 3 eixos:
Sociedade e Cidadania: propõe ações que envolvam reflexões, trocas e experimentações sobre questões relevantes para a vivência coletiva e individual nos diferentes aspectos e abordagens do cidadão idoso na contemporaneidade. Suas principais linhas de ação são: direitos, deveres e aspectos legais; respeito e dignidade humana; autonomia; representatividade; marcadores sociais; estereótipos e preconceitos; mediação e velhice contemporânea.
Corpo e movimento: compreende todas as ações e temáticas que giram em torno da saúde, bem-estar e cuidado com o corpo idoso. Ao falar do corpo, considera este como um produtor e produto da cultura no qual está inserido nas suas mais diversas manifestações. Utiliza-se uma definição ampliada de saúde, que perpassa aspectos físicos e mentais do sujeito. As ações focam no desenvolvimento destas potencialidades e debatem suas representações, bem como jogam luz a questões que envolvam os mais variados aspectos relacionados às marcas do envelhecimento no corpo das pessoas.
Arte e expressão: orienta as ações que têm como principal intenção mediar a interação dos idosos com as artes nas suas mais variadas definições. As principais linhas de ação do eixo são a democratização da cultura, o aprendizado, as experimentações artísticas, a fruição e a arte como meio de pensar o envelhecimento.
O programa realiza ainda diversas ações em rede, como Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, cujo principal objetivo é contribuir para conscientização das causas e das consequências das quedas de pessoas idosas. Há ainda a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa que, por meio de ações voltadas ao público de todas as idades, procura sensibilizar sobre os vários tipos de violência contra idosas e idosos, como a agressão física, o abandono, a negligência, o abuso financeiro e sexual, além da violência psicológica (menosprezo, discriminação, preconceito e humilhação).
E, por conta do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro), acontece a Mostra Sentidos – longevidade na arte que traz, por meio da dança e do teatro, a representatividade dos corpos idosos.
O TSI produz ainda a Revista Mais 60, um importante espaço para divulgação de investigações no campo da gerontologia, do envelhecimento. A publicação traz artigos e relatos de experiências realizadas no Sesc. Atualmente sua tiragem é de 2500 exemplares e todas as edições podem ser acessadas online no Portal do Sesc São Paulo.
Além disso, o programa realiza diversas oficinas gratuitas para os idosos, como de tecnologia, artes, culinária, rodas de conversa, entre outros. Confira a programação do TSI e participe: https://www.sescsp.org.br/o-trabalho-social-com-idosos-no-sesc-sao-paulo/