Começamos a envelhecer no momento que nascemos
Considerando envelhecimento como um processo é bom lembrar que começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos. O envelhecimento não é exclusivo a ninguém. Por isso temos que nos preparar para envelhecer desde cedo, tendo como base o cuidado. É exatamente o cuidado e o autocuidado que envolve valores morais, éticos, solidariedade, respeito, amorosidade, espiritualidade que aliados aos componentes fundamentais para o bem estar e a saúde que construímos o nosso bem envelhecer.
Quando surgem os sinais do envelhecimento, como rugas e cabelos brancos, nós percebemos o quanto a vida passa rápido. Sentimos medo de ao envelhecer, percamos capacidades e até mesmo a independência e pensamos na velhice como um castigo.
Todas as mudanças físicas são um reflexo da vida e deveríamos nos orgulhar delas. As rugas são um reflexo da idade e dos sorrisos que tivemos no rosto. Nos faz olhar pra trás e ver o que construímos, as pessoas que conquistamos e todo o aprendizado que tivemos.
Que sentido tem lamentarmos? Daríamos tudo para ter as pessoas que perdemos ainda ao nosso lado, não é verdade? Então não queremos que esta vida acabe.
Cada ano que passa, temos que agradecer por mais um ano que pudemos compartilhar momentos com as pessoas que mais gostamos, pelos prazeres da vida que desfrutamos e pelas oportunidade de evoluir que tivemos. Cada dia temos novas opções e oportunidades de sermos felizes, de conseguirmos realizar nossos sonhos e de estarmos ao lado das pessoas que gostamos. Por isso temos que aproveitar cada minuto e fazermos valer a pena a vida que nos foi dada de presente.