fbpx

Amigos do Tempo une fotografia e arte para proporcionar bem estar e qualidade de vida à terceira idade

Unir as pessoas por meio da arte e da fotografia é o objetivo do projeto Amigos do Tempo – Poéticas do Envelhecer, realizado em São Paulo e voltado a pessoas da melhor idade para que tenham qualidade de vida, retomem suas histórias e até mesmo possam sonhar com novos rumos. “Vivemos em uma metrópole onde as pessoas vivem isoladas e o intuito do projeto é promover a socialização, estimular a autonomia, com foco na saúde, no bem estar e na busca do resgate da sua própria identidade”, diz a fundadora, a psicóloga Nori Navarro Marchini. 

O Amigos do Tempo teve início em 2013 e, por meio de encontros em grupo semanais, visitas aos museus, workshops, oficinas de fotografia sensorial e grupos de meditação, os participantes podem resgatar memórias  e experiências de vida pela arte e pela fotografia. Mas, não se preocupe, pois não é necessário ter conhecimento em nenhuma das duas áreas! “O trabalho tem uma outra abordagem, que são as experiências sensoriais e históricas. Até quem entende de arte terá que aprender um outro caminho para realizar a leitura das obras”, explica Nori. Nos encontros são trabalhadas as interfaces ‘presente e passado’, o que representam para cada um na sua própria história e não a técnica da fotografia em si, por exemplo. 

De acordo com ela, o trabalho em grupo é de suma importância para essa fase da vida, principalmente no combate à depressão, que frequentemente acomete esse público: “tirar o idoso do sofá, quando ele só tem a companhia da televisão e trazê-lo para as relações reais e grupais faz com que ele resgate o sentido da sua própria história, suas vitórias e derrotas e passe a valorizar os encontros. Ele passa a não só falar, mas principalmente aprende a ouvir e, então, acontece a sensação de pertencimento, além das trocas, que são extremamente valiosas. Estimulamos ainda a meditação, para que aprenda a exercitar a mente a viver o momento presente, melhorando sua clareza, lucidez e criatividade”, explica Nori. 

Assim, como consequência dos encontros, há elevação de auto estima, melhora do humor e das relações familiares em seu cotidiano e, dessa forma, a depressão não tem chance de se instalar na mente do idoso.

O projeto oferece ainda um serviço muito bacana para quem participa das oficinas semanais e das visitas aos museus ao longo de um semestre: no final o participante realizará seu próprio livro de artista! “Mas, há ainda a opção, caso o idoso queira, do livro ser feito de forma individual, também resultando em um livro criativo”, esclarece. 

A próxima visita será realizada no dia 07/11 às 10h e as vagas são limitadas. O valor é de R$ 100 reais por pessoa para os que estiveram na feira Longevidade Expo. Para solicitar a sua reserva e obter mais informações, é preciso enviar um e-mail para projetoamigosdotempo@gmail.com ou entrar em contato via telefone (11) 993434070.

Acesse: https://www.projetoamigosdotempo.com.br/

4 thoughts on “Amigos do Tempo une fotografia e arte para proporcionar bem estar e qualidade de vida à terceira idade”
Leave a Comment