Veja as nossas dicas de como evitar os acidentes domésticos
A apresentadora Sonia Abrão fez um importante alerta em seu Instagram na semana passada após sua mãe sofrer um acidente doméstico: por conta de um tapete, a idosa caiu e teve que ser hospitalizada por diversas lesões sofridas, como fratura grave no braço, que poderá levá-la à cirurgia, nariz e lado direito do rosto quebrados, hematoma na testa e dois focos de sangramento no cérebro.
Por isso, todo cuidado é pouco e é preciso lembrar que depois dos 60 qualquer escorregão, tropeço, queda é preocupante e pode evoluir de simples hematomas a quadros mais graves até de cirurgias, como no caso da mãe da apresentadora.
Confira algumas dicas para que separamos para você fazer uma ronda na sua casa e eliminar riscos que talvez esteja correndo:
Tapetes: se forem lisos e fáceis de escorregar, retire-os imediatamente e troque-os por aqueles antiderrapantes com base emborrachada ou fixos (com adesivos).
Puffs e banquinhos: muito cuidado ao subir em puffs com rodinhas ou banquinhos que podem virar com o peso do corpo. Lembre-se que não é recomendado subir em nada para pegar algo que esteja no alto – o mais indicado é pedir que outra pessoa mais jovem pegue para você! E se você é daqueles que não gosta de depender de ninguém, o ideal é deixar tudo ao seu alcance para que não precise subir em nada para alcançar o que precisa!
Fios expostos: cuidado com os fios dos aparelhos eletrônicos – enrole-os mantendo-os próximos às tomadas para evitar os perigosos tropeços.
Quinas dos móveis: coloque protetores nas pontas dos móveis para evitar as batidas nos braços e laterais do corpo. Nessa idade, a pele está mais sensível e pode ficar dolorida e com hematomas a qualquer topada.
Pisos lisos: todo cuidado é pouco nos ambientes com pisos lisos e escorregadios, como banheiros e cozinhas. Por isso, além de tapetes antiderrapantes, coloque alças de segurança nas paredes para servir como apoio.