Queda de apresentadora Ana Maria Braga e morte do pianista Nelson Freire alertam para as quedas dentro de casa
A queda em casa, ocorrida no dia 24/10, da apresentadora Ana Maria Braga, de 72 anos, hospitalizada na ocasião sem fraturas, e o falecimento do pianista Nelson Freire, 77 anos, também após cair em casa na madrugada do dia 1º/11, acendem o alerta para todos os idosos sobre os riscos de quedas dentro de casa.
Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. A prevenção de quedas é tarefa difícil devido à variedade de fatores que as predispõem.
Por isso, é preciso ficarmos alertas para os motivos que levam os idosos a cair, pois, além da diminuição da flexibilidade e reflexo por conta do envelhecimento, há maior fraqueza da musculatura, perda de sensibilidade por distúrbio neurológico como consequência de doenças crônicas, por exemplo; diminuição da qualidade da visão e da audição ou até mesmo o efeito colateral de alguns remédios.
Além disso, de acordo com Nemi Sabeh Jr., ortopedista e traumatologista do núcleo de especialidades do Hospital Sírio-Libanês (SP), com o envelhecimento, os idosos acabam ainda perdendo um pouco o equilíbrio e sofrem com o atraso da conexão cerebral com o músculo (controle neuromuscular).
Vale ressaltar que a queda é mais perigosa em pessoas acima de 60 anos do que em jovens, porque pode ocasionar quadros graves, como perda da funcionalidade, necessidade do uso de órteses, como bengala ou andador e, em casos extremos, deixar o paciente acamado e levar a quadros de tromboembolismo venoso, lesões por pressão (as chamadas “escaras”), infecções e até a morte.
Outra ressalva é que as quedas afetam o lado emocional da pessoa que sofreu o acidente, pois é comum o idoso se sentir inseguro e com medo de cair novamente, podendo até mesmo levá-lo a desenvolver pânico.
Queda em mulheres x homens
As mulheres caem mais do que os homens e, segundo Natan Chehter, geriatra do Beneficência Portuguesa de São Paulo, “uma explicação plausível é a de que as mulheres, por terem menor nível de estrógenos em comparação às mulheres jovens, têm mais osteoporose do que os homens, que mantém a proteção da testosterona ao longo da vida. Porém, quando os homens têm osteoporose denota-se maior gravidade e, portanto, as quedas nesses pacientes costumam ter piores desfechos”.
Por isso, os cuidados com a saúde dos ossos é essencial na terceira idade, uma vez que ossos mais fracos resultam em mais quedas e consequências mais graves, como fraturas no fêmur, que podem levar à morte, e o traumatismo cranioencefálico.
Prevenção
A prevenção sempre é o melhor remédio e os cuidados em casa e também na rua precisam ser redobrados quando chegamos à terceira idade.
Em casa:
- Evite tapetes soltos e lisos – opte sempre por tapetes emborrachados,
- Evite deixar objetos ou móveis largados pela casa,
- Evite encerar a casa,
- Limpe imediatamente qualquer líquido ou gordura que tenha caído no chão,
- Nos banheiros, use sempre barras de apoio (clique aqui e veja algumas opções em nossa loja virtual) e tapetes antiderrapantes,
- Nas escadas, utilize corrimão em ambos os lados,
- Evite andar em pisos úmidos,
- Na cama, mantenha uma barra de apoio para poder se levantar com segurança (veja esta opção em nossa loja virtual),
- Retire qualquer tapete que esteja no início ou fim de escadas,
- Jamais ande de meias,
- Mantenha lanternas em locais acessíveis em caso de apagão,
- Não suba em cadeiras ou caixas para alcançar objetos no alto,
- Coloque fitas antiderrapante na borda de cada degrau,
- À noite, mantenha sempre uma luz acesa para garantir a visibilidade caso precise se levantar.
Na rua:
- Para sair do carro, utilize apoiadores, como alça de auxílio para se apoiar para sair do veículo (clique aqui para ver a opção que temos em nossa loja virtual) e evitar a queda.
- Atravesse a rua sempre na faixa de pedestre, olhando atentamente para ambos os lados, mesmo que o sinal esteja favorável para você.
- No transporte público, segure-se firme nas barras internas do ônibus e aguarde o veículo parar completamente para somente então descer ou subir.
Acessórios
Tanto em casa como na rua, acessórios como bengalas e andadores podem ser aliados importantes para a segurança do idoso. Há opções de bengalas dobráveis com regulagem de altura em nossa loja virtual e que podem ser levadas de forma prática a qualquer lugar. Clique aqui para ver mais.
Há ainda as bengalas com apoio (clique aqui) e os andadores dobráveis (clique aqui).
Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/10/25/queda-idosos-ana-maria.htm
One thought on “Queda de apresentadora Ana Maria Braga e morte do pianista Nelson Freire alertam para as quedas dentro de casa”