
Mostra: Instalação Linha Interna (Chiharu Shiota)
Até o dia 2 de fevereiro de 2020, a obra inédita Linha Interna (Internal Line) da artista japonesa Chiharu Shiota estará exposta no térreo da Japan House São Paulo.
A mostra foi inspirada em uma lenda japonesa que conta que quando uma criança nasce, um fio vermelho é amarrado em seu dedo, representando a extensão de suas veias sanguíneas que correm do coração até o menor dedo de suas mãos. Ao longo da vida, esse fio invisível se entrelaça ao fio de outra pessoa, conectando uma à outra, não necessariamente como amantes, mas de alguma forma que impactará profundamente seus caminhos. Além disso, a obra aborda a concepção das memórias que acumulamos ao longo da vida em nosso corpo.
Assim, segue temas universais como relações humanas, sentimentos, memórias, a vida e a morte, tópicos que se destacam ao longo da carreira da artista,
Grandiosa, “Linha Interna” é composta por três grandes vestidos vermelhos, além de cerca de 10 mil fios penduradas verticalmente, totalizando mais de 34 quilômetros de material. A cor vermelha utilizada na instalação faz referência ao sangue que corre pelos vasos sanguíneos, que gera o fluxo de energia e a conexão entre as pessoas.
Simultaneamente, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, recebe a individual ‘Linhas da Vida’, que traz uma retrospectiva da carreira da artista com cerca de 70 obras, até o dia 27 de janeiro 2020, em parceria inédita entre as duas instituições.
Serviço:
Instalação Linha Interna (Internal Line) – Chiharu Shiota
Data: até 02 de fevereiro de 2020
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Local: Japan House São Paulo – Térreo
Entrada Gratuita
Exposição Linhas da Vida
Data: até 27 de janeiro de 2020 (quarta a segunda, das 9h às 21h)
Local: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil SP)
Entrada gratuita
Fontes: https://catracalivre.com.br/agenda/exposicao-linhas-da-vida-chiharu-shiota-ccbb-sp/
https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/internalline.html
Crédito da foto: divulgação