Férias com os avós: que tal levar os netinhos para conhecer Nur, a primeira ursinha polar nascida no Brasil?
Férias escolares é o tempo em que muitos netinhos vão para as casas dos avós, enquanto os pais trabalham. Se esse é o seu caso, que tal levar a criançada para visitar o Aquário de São Paulo (ASP) e conhecer de perto Nur, sendo a primeira filhote de urso polar nascida no Brasil, e também na América Latina?
A pequena, que já é a principal atração do local, nasceu no dia 17 de novembro, com cerca de 400 gramas. É filha de Aurora e Peregrino – ursos polares vindos há 10 anos do Zoológico de Kazan (Rússia) como parte de um programa internacional de conservação da espécie. O nascimento de Nur é um grande avanço para a preservação dos ursos polares e destaca a importância da colaboração internacional e da reprodução desses animais.
A ursinha polar deixou a maternidade do Aquário de São Paulo após ficar 102 dias isolada em uma toca desde seu nascimento e foi apresentada ao público no dia 27 de fevereiro.
Aurora, no entanto, já tinha dado à luz anteriormente, em 2023, mas o filhote não resistiu aos primeiros dias de vida. Um estudo publicado no Canadian Journal of Zoology aponta que 44% dos ursos polares não chegam a completar um ano. Nur foi o sexto filhote de urso polar nascido em todo o mundo em 2024: quatro na Rússia e um na Alemanha.
O futuro de Nur é incerto, embora o Aquário de São Paulo queira mantê-la no Brasil e, possivelmente, trazer um macho quando ela estiver em idade reprodutiva para continuidade do programa de conservação. No entanto, a decisão final caberá ao Zoológico de Kazan.
As visitas ao ASP funcionam de segunda a domingo, das 9h às 17h e os ingressos custam a partir de R$100,00 (valor promocional para pessoas idosas, pessoas com deficiência e acompanhante e professores). O trajeto todo é coberto e é acessível para pessoas cadeirantes. Há também duas lanchonetes e um restaurante self-service no local.
Sobre o Aquário de São Paulo — Inaugurado em 2006, é referência em cuidado e bem-estar animal. Trata-se do primeiro aquário temático da América Latina, localizado no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital. Com estrutura de 15 mil metros quadrados, ampliada ao longo dos quinze anos de história, é o abrigo de cerca de 3.500 animais — 250 espécies do Brasil e de outros países.
Uma das diretrizes do Aquário de São Paulo, sedimentada pela visão de seu fundador, é estimular continuamente um compromisso com a consciência ambiental. Além das visitas abertas, os espaços promovem monitorias informativas e visitas de estudantes. O Aquário mantém ainda parcerias com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de conservar as espécies ameaçadas de extinção e mostrar o que está em jogo no ecossistema se elas forem extintas.
Saiba mais: