Carnaval: folia também para os idosos!
Neste ano, o Carnaval será entre 1° e 5 de março, mas muitas instituições já deram início às comemorações, como o Sesi Amazonas, que realizou nesta semana o seu 1° Grito de Carnaval do grupo da Terceira Idade do SESI Clube! (Veja como foi a folia dos 60+: https://www.instagram.com/sesiamazonas/reel/DFna1jqufpU/).
E engana-se quem acredita que as festas carnavalescas são apenas para foliões jovens. Os idosos podem e devem aproveitar o clima festivo de diversão, uma vez que celebrar o Carnaval pode ser bastante benéfico para os maduros, ao promover interação social, atividade física e estimulação mental. Além disso, participar das festividades ajuda a quebrar a rotina, trazendo alegria e um senso renovado de pertencimento à comunidade. O período permite ainda que os idosos exercitem a criatividade, principalmente quando há concursos de fantasias!
Vale destacar ainda, que, ao participar das festividades, os maduros não apenas têm a chance de reviver lembranças preciosas da juventude, mas também de criar novas experiências enriquecedoras!
E, para aqueles que têm mobilidade reduzida ou apresentam alguma condição de saúde que requer mais atenção, uma sugestão é promover a folia com amigos e familiares dentro de casa! Assim, é possível manter o espírito festivo vivo, sem abrir mão da diversão!
Confira algumas ideias de atividades de Carnaval em casa:
Baile de carnaval – Transforme um espaço comum em um salão festivo, onde os clássicos do Carnaval tocam, incentivando todos a dançar e relembrar Carnavais passados.
Decoração temática – A decoração pode ser uma atividade estimulante e gratificante, envolvendo todos na criação de um ambiente festivo.
Desfile de Fantasias – Esta atividade não apenas incentiva a criatividade, mas também oferece uma oportunidade para os maduros mostrarem sua individualidade e senso de brincadeira!
Oficina de confecção de máscaras – Atividades manuais como a confecção de máscaras carnavalescas podem ser terapêuticas e proporcionar momentos de muita diversão!
Sessão lembrança sobre Carnavais passados – Compartilhar histórias de Carnavais anteriores pode ser uma forma poderosa de conexão e preservação da história pessoal e cultural.
O importante é se divertir e aproveitar o período em que o clima de folia está no ar!
Fonte: