Recomeçar a vida profissional após os 50 anos é possível!
Muitas mudanças vêm acontecendo ao longo das últimas décadas e uma delas é que a aposentadoria nos dias de hoje vem passando por alterações consideráveis: o que antes representava o tão merecido descanso, hoje é encarada como um recomeço profissional – seja por necessidade de ocupar a mente ou como complemento de renda ou como a oportunidade da realização de um sonho.
Mas, independente de qual seja o motivo que leva os idosos a quererem voltar ao mercado de trabalho, uma das preocupações dessa população é a dificuldade desse retorno, principalmente pela discriminação da idade. Porém, fato é que a população está envelhecendo e, segundo estimativas do IBGE, em 2039 a expectativa é que o país tenha mais idosos do que crianças.
Recolocação profissional
Pensando nisso, algumas iniciativas empresariais são focadas na recolocação profissional desse público, como a Maturijobs e a Nextt49+, que oferecem também a este público palestras e cursos de capacitação para que acompanhem as atualizações do mercado.
E, se o caso é tirar aquele sonho da gaveta e realizar um empreendimento próprio, o ideal é planejar e analisar se as reservas são suficientes para investir em uma marca própria ou em uma franquia. Mas, se você não se enquadra nesses perfis, há ainda outras opções:
Sugestões para autônomos
Consultoria – se você atuava como advogado ou arquiteto, você poderá oferecer seu serviço em carreira solo, no formato de consultoria, por exemplo, sem depender de uma estrutura física ou manter equipe para atender clientes.
Freelancer – é uma ótima opção para gerar uma renda extra com habilidades que você desempenhava em empresas e que pode oferecer no esquema freelancer – quando é remunerado por serviços pontuais, como revisão ou tradução de textos, aulas particulares, entre outros.
Vendas online – as plataformas online são ótimas opções para vender produtos como artesanato e que não demandam altos investimentos.
Independente de qual formato escolhido para ocupar a sua aposentadoria, vale lembrar que o mais importante é respeitar sempre a qualidade de vida que a atividade profissional irá proporcionar. Afinal, para garantir um envelhecimento saudável, é preciso sempre respeitar os limites da idade e do corpo e entender que, por mais que existam necessidades, como a financeira, por exemplo, a saúde dever ser prioridade, sempre!
Matéria construída a partir de: https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/28/empreender-depois-dos-50-anos-e-chance-de-recomecar-a-vida-profissional.htm