Vírus Sincicial Respiratório pode trazer sérios riscos à saúde das pessoas 60+
Você já ouviu falar no Vírus Sincicial Respiratório? Chamado de VSR, trata-se de um vírus muito contagioso, que pode causar infecção nos pulmões e nas vias respiratórias, mas ainda é confundido com um simples resfriado ou associado a crianças ou bebês.
Segundo a médica infectologista Tânia Vergara, em entrevista ao vídeocast “Precisamos falar do VSR”, conduzido por Edson Celulari e Zezé Motta, o VSR pode atingir todas as idades, mas em pessoas 60+ pode causar complicações graves, como pneumonia, e ter agravamento de doenças já existentes, como diabetes e insuficiência cardíaca.
Em 2022, a taxa de letalidade em pessoas idosas diagnosticadas com o vírus foi de mais de 20%, ou seja: uma a cada cinco pacientes hospitalizados pode ir a óbito. A especialista ressalta que, com o envelhecimento, a imunidade se torna mais ineficiente. Por isso, ela destaca que é preciso atenção para saber quando recorrer ao atendimento médico: “Quando houver uma tosse prolongada, um sintoma gripal prolongado qualquer. A longo prazo, o VSR pode gerar complicações ao idoso, como alterar a parte cognitiva, além de compensar outras doenças já existentes”.
Para a especialista, algumas medidas são fundamentais para a prevenção da contaminação por infecções virais, como manter uma alimentação saudável, ter tempo de sono adequado e prática de atividades físicas. A médica ressalta ainda que deve-se evitar o contato com pessoas com a infecção, ainda que leve, além do uso de máscara em ambientes com muitas pessoas.
Além disso, exercícios pulmonares realizados em casa também podem ajudar no fortalecimento do pulmão. O Shaker Classic é um exercitador respiratório muito utilizado por fonoaudiólogos, que higieniza os brônquios, eliminando as secreções pulmonares. Facilita e estimula a expectoração sem o uso de medicamentos.
Outro exercitador e incentivador respiratório é o Respiron Classic, que foi desenvolvido visando o fortalecimento da musculatura inspiratória, sendo o diafragma o principal músculo. O recurso é indicado para pessoas sedentárias, no pré e pós-operatório (especialmente bariátrica, abdominais e torácicas), com asma ou doenças pulmonares, como DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica).
Fonte https://g1.globo.com/especial-publicitario/gsk-vsr/noticia/2024/06/25/precisamos-falar-do-vsr-webserie-alerta-idosos-sobre-o-virus.ghtml