Nunca é tarde para coisas boas acontecerem!
Quem lembra da despedida do piano que o renomado músico e maestro João Carlos Martins fez no ano passado no programa de televisão Fantástico, devido às dificuldades de saúde enfrentadas, nunca imaginaria que ele voltaria a tocar.
E, sim, ele se apresentará em três concertos da programação especial de aniversário de São Paulo, no dia 25/1 (confira em nossa agenda). Martins, aos 80 anos, se despediu na ocasião por conta da de uma série de problemas de saúde, que o dificultavam o artista a tocar o instrumento pela perda dos movimentos nas mãos, e prestes a ser submetido à 24ª cirurgia.
Porém, graças a uma luva biônica, desenvolvida pelo designer industrial Ubiratã Bizarro Costa, e entregue ao músico pouco antes do Natal, o renomado pianista voltou a sentir a alegria de movimentar os dedos nas teclas e poder novamente tocar as obras de Bach, motivo pelo qual ficou conhecido mundialmente: é o único do mundo a gravar toda a obra do clássico compositor alemão.
Já foram cinco protótipos e ele não tira mais as luvas, nem para dormir.
O caso do maestro nos faz refletir que não devemos desistir – jamais – dos nossos sonhos e do que nos motiva a seguir adiante. Por isso, nada de pensar “não tenho mais idade para isso ou para a minha saúde melhorar”, pois tudo é possível acontecer aos 60, 70, 80, 90!
Crédito da foto: Folhapress/Eduardo Knapp