fbpx

Como se proteger do coronavírus

Oito casos de coronavírus, até o dia de hoje (seis de março), foram confirmados no Brasil pelo Ministério da Saúde nos últimos dias. Apesar do alerta mundial sobre a epidemia causada pelo novo vírus, você sabia que ele é menos grave que o Influenza, que é o da gripe? É o que diz o presidente do hospital Albert Einstein, o médico Sidney Klajner.

Coronavírus X Influenza

“Mas a título de comparação: a OMS contabiliza cerca de 84 mil casos do novo coronavírus. A gripe afeta 1 bilhão de pessoas anualmente. Até sexta-feira, a Covid-19 tinha matado 2.858 pessoas. O Influenza causa a morte de 300 mil a 650 mil pessoas por ano. Cerca de 85% dos infectados pelo coronavírus ou não têm sintomas ou apresentam manifestações leves como coriza e dor de garganta”, esclareceu em entrevista publicada no site Brazil Journal. Exatamente por isso que uma das pessoas confirmadas, que foi atendida pelo Einstein, permanece em casa se recuperando, com acompanhamento médico do hospital.

Prevenção

Segundo ele, por se tratar de um vírus desconhecido e altamente contagioso é que se ligou o alerta mundial de contenção. “Ou seja, a taxa de infecção do novo coronavírus é alta, mas o nível de letalidade é baixo (2,3%)”, diz. De acordo com ele, as medidas de prevenção são as mesmas de qualquer vírus respiratório, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar sempre as mãos com água e sabão com frequência e evitar locais aglomerados.

Vale lembrar que a imunidade é um dos fatores que determina o quanto o vírus prejudicará a saúde do infectado. Por isso:

– Mantenha todas as vacinas em dia sugeridas à sua idade, 

– Opte por alimentos saudáveis e nutritivos, 

– Leve na bolsa álcool em gel para higienizar as mãos frequentemente,

-Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

-Evite lugares fechados e/ou com grande concentração de pessoas,

-Evitar contato com pessoas doentes,

-Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência,

– Abuse da hidratação, 

– Evite coçar os olhos e ter contato com pessoas vindas de regiões com casos confirmados do vírus, 

– Evite viajar para os países com maior números confirmados,

-Notifique o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), através do Disque Notifica (0800-644-6645) se tiver suspeita de coronavirus. Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade em respirar.

Veja a entrevista na íntegra, clicando aqui.

Fonte: Brazil Journal

Leave a Comment