fbpx

Alimentação saudável é essencial para garantir um envelhecimento saudável, ainda mais em pandemia!

Manter uma alimentação saudável é uma das premissas básicas para um envelhecimento com longevidade. Ainda mais em pandemia, em que a imunidade é um dos fatores primordiais para que o organismo não seja prejudicado com os efeitos da contaminação por coronavírus, caso o idoso seja infectado. Ou seja: os cuidados com uma alimentação saudável e nutritiva devem ser ainda mais redobrados.

Vale lembrar que em tempos de isolamento social, em que há diminuição de atividades físicas, somado à uma alimentação inadequada, pode haver perda de massa muscular e também diminuição da força em idosos. 

Para garantir refeições nutritivas, opte por alimentos naturais, encontrados em sua forma mais integral, como legumes, verduras, grãos e frutas da época, que oferecem maior teor nutritivo. E quanto mais colorida for a composição da refeição, mais nutritiva ela será, sabia disso? Portanto, abuse da criatividade e aproveite os legumes e hortaliças da estação, que também tornará o prato super atrativo!

Lembre-se de equilibrar as refeições com as proteínas animais, como carnes, peixes e frangos, além das vegetais, como cogumelos, lentilha e soja. Ovos são também ótimas fontes de minerais e nutrientes. 

A combinação de arroz e feijão é clássica e uma das mais ricas em termos de nutrição quando combinada com as hortaliças, mas, claro, é preciso checar se não há restrição em relação ao consumo de carboidratos.

Os alimentos gordurosos (como frituras, churrasco), industrializados (como molho de tomate prontos), embutidos (como salame e presunto) e os ultraprocessados (como macarrão instantâneos, realçadores de sabor, temperos prontos, entre outros) devem ser evitados ou consumidos com moderação. Evite também o consumo de alimentos com excesso de sal e açúcar, como salgadinhos e chocolates, bolachas recheadas e sorvetes, que também prejudicam a saúde, principalmente se houver predisposição a doenças como diabetes e hipertensão.

Opte por frutas e sucos naturais e evite refrigerantes e bebidas alcóolicas. Dê preferência a bolos, pães e biscoitos caseiros, que não contém aditivos químicos, como conservantes, corantes e aromatizadores; iogurtes e castanhas (ótima fonte de gorduras boas que protegem o coração). Afinal, é ‘desembalando menos, mas descascando mais’ que está o segredo da alimentação saudável!

E lembre-se de higienizar bem as verduras e legumes em solução clorada com água sanitária, hipoclorito de sódio ou produtos específicos para higienização de hortaliças, conforme orientação no rótulo da embalagem do produto. As embalagens devem ser higienizadas com álcool 70% antes de serem guardadas em armários ou abertas para serem utilizadas.

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/10-passos-da-alimentacao-saudavel-para-idosos-durante-a-pandemia#:~:text=Frutas%2C%20legumes%20e%20verduras%20s%C3%A3o,o%20funcionamento%20adequado%20do%20intestino.

Leave a Comment