Os benefícios de namorar na terceira idade
Nesta semana mais apaixonada do ano, por conta do Dia dos Namorados, claro que não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios do namoro na terceira idade! E engana-se quem pensa que amor e namoro são vivências apenas para os jovens.
Seja por qualquer motivo que tenha mantido o idoso fora de um relacionamento, como viuvez, separação ou qualquer outro fator, há ainda muito preconceito e falta de informação sobre o tema ‘romance entre idosos’. Mas, o fato é que voltar a namorar na terceira idade pode trazer inúmeros benefícios ao idoso, como o combate à depressão, muito comum entre os idosos, melhora a autoestima e socialização e, claro, bem-estar.
Além disso, o voltar a se relacionar amorosamente proporciona aos maduros experimentar diversas sensações, além de fazê-los voltar a sentir o ânimo de viver, diminuindo, assim, a tristeza da solidão.
E quando estamos em um relacionamento, nos sentimos amados e desejados, o que resgata a nossa vaidade e, consequentemente, o nosso autocuidado, não apenas com a nossa beleza, mas com os cuidados com o corpo: nos sentimos mais animados para a prática de atividades físicas.
Sem contar que, com o início de um relacionamento, a tendência é que haja uma socialização maior, principalmente porque aumentam os programas a dois, como passeios (respeitando, claro, os cuidados necessários, já que estamos ainda em pandemia) e mais planejamentos de momentos a sós, o que é muito benéfico a muitos idosos que moram e vivem só.
E, apesar de um tabu na sociedade, com o namoro, é provável que a vida sexual também seja retomada. E não há nenhum problema nisso. Retomar uma vida sexual ativa, mesmo com o uso de medicamentos, desde que com acompanhamento médico, gera muito bem-estar para o casal. Mas, é preciso lembrar que retornar as atividades sexuais na terceira idade também exige precauções em relação às doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o HIV.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos de HIV entre os idosos aumentou 81% entre 2006 e 2017, sendo que as taxas aumentaram tanto para homens quanto para mulheres. Por isso, o Ministério da Saúde reforça que os cuidados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o uso de preservativos, são tão necessários para os idosos quanto para os mais jovens.
Sites de relacionamentos voltados ao público 50+
E se você está solteiro, que tal dar uma chance ao seu coração para voltar a amar e ser amado? Como você viu, as vantagens são muitas e todos nós – independente de idade – temos esse direito! Para ajudar nessa tarefa de encontrar alguém legal, separamos algumas plataformas ou aplicativos de relacionamentos voltados à terceira idade:
O Ourtime Brasil é um deles, voltado a pessoas com mais de 50 anos. Para quem não está acostumado a mexer com esse tipo de tecnologia, o site apresenta formulário de cadastro simples e pode ser uma boa plataforma para iniciantes que nunca utilizaram tais ferramentas de relacionamentos.
O site Solteiros50 é um site que também oferece o serviço de cupido aos 50+. Baseado em análise de perfis, trabalha na recomendação de pessoas sob sigilo para que os usuários se sintam seguros em conhecer as indicações de mesma idade por chamadas de vídeo.
Saiba mais:
Um dos pioneiros no mercado, o Par Perfeito não é exclusivamente voltado à terceira idade, mas oferece filtros de perfil, permitindo que o usuário coloque a faixa etária das pessoas com quem deseja se relacionar.
Fonte: