Sonhos de Ano Novo
Início do ano é hora de renovar as nossas esperanças e traçar o que queremos ao longo dos doze meses que se seguem. Confesso que já pensei muito se essas reflexões servem apenas para os jovens, pois, para nós, da terceira idade, muitas vezes me pegava pensando se era baboseira continuar criando as listas de sonhos. Se você tem mais de 70 anos, talvez tenha se identificado comigo e também mantenha esse tipo de pensamento.
Mas, você sabia que estamos plenamente equivocados por pensarmos dessa forma? Os sonhos são o combustível que nos mantém ativos mentalmente – um dos segredos da longevidade! Eu tenho certeza que muitos que estão lendo agora, devem estar me perguntando: “Ok, Sr. Miguel, mas sonhar pra quê? Não tenho mais sonhos e nem tempo hábil para realizá-los”.
Então eu proponho um exercício: se você ganhasse na tão desejada Mega Sena da Virada, o que você faria? Tenho certeza que muitos estão respondendo neste mesmo instante: compraria um carro novo, reformaria ou mudaria de casa, comeria uma comida deliciosa em determinado restaurante, viajaria o mundo; outros comprariam roupas novas, iriam em salão de beleza, fariam uma cirurgia plástica ou aquele tratamento dentário que foi deixado de lado por falta de recursos. Enfim, seja qual for o seu desejo diante de um grande prêmio em dinheiro, como esses que acontecem sempre no dia 31 de dezembro, a real é que ainda temos, sim, muitos sonhos a serem realizados!
Talvez a palavra ‘sonho’ pareça algo distante de ser realizado, mas acredito que essa distância seja determinada por nós mesmos, quando não conseguimos olhar para as algumas das nossas conquistas – mesmo que pequenas -, se formos buscá-las na memória, talvez tenham sido alguns dos sonhos traçados anos atrás. Claro que os tempos mudam e as nossas vontades também. Mas, quero ressaltar aqui que a capacidade de sonhar não acaba com o avanço da idade, pelo contrário: ela permanece, mas os sonhos mudam!
Por isso, alinharmos o momento atual com os nossos sonhos é fundamental para redirecionarmos a nossa rota a cada ano e quantas vezes forem necessárias para traçarmos a nossa lista de desejos para 2024. É importante ainda mantermos a consciência daquilo que é passível de ser realizado e, principalmente, enxergarmos nas pequenas conquistas diárias os pequenos sonhos concretizados, pois, somente dessa forma – valorizando o passo a passo – é que lá na frente notaremos o quanto conseguimos, sim, realizar os nossos desejos maiores, confirmando que somos capazes, independente da idade, de realizarmos muito do que almejamos!
E é com esse sentimento de esperança que estimo um ano maravilhoso a cada um de vocês! Que seja repleto de muitos sonhos pequenos, médios, grandes – não importa! Eu tenho certeza que – aos poucos, no ritmo de cada um – serão realizados! E este é o meu mais sincero desejo a cada um de vocês!
Um abraço fraterno do Vovô Miguel