Rosa Saito: de ex-dona de casa a modelo aos 68 anos
(Crédito da imagem: campanha Carmen Steffens)
É comum as pessoas da terceira idade acreditarem que nessa fase da vida não há mais ‘tempo’ para a realização dos sonhos. Setsuko Saito, que usa o nome Rosa Saito para facilitar, já que as pessoas costumam ter dificuldade em pronunciar seu nome de origem japonesa, é exemplo de que quando há determinação é possível realizar tudo o que desejamos, independente da idade. Aos 68 anos, ela, que era dona de casa, viúva, mãe de três filhos e artesã de plantas, assumiu uma nova profissão que nunca imaginou que exerceria: tornou-se modelo e hoje estrela campanhas de grandes marcas.
“Estava andando pela avenida Paulista e por três vezes, em ocasiões diferentes, fui abordada por profissionais de agências e fotógrafos, dizendo que eu tinha o perfil para ser modelo. Mas a ideia nunca passou pela minha cabeça, pelo contrário. Não me achava bela a ponto de ser modelo e não era um sonho atuar nessa profissão. Depois que a terceira pessoa me abordou, comecei a pensar se realmente levaria jeito e fui amadurecendo a ideia, afinal, achei que poderia ser uma oportunidade. Como na mocidade eu já tinha pensado em ser atriz, uma luz se acendeu dentro de mim de que eu poderia representar por meio da atuação como modelo. Então, com a cara e a coragem, busquei curso de teatro para melhorar a minha desenvoltura e fui me preparando ao longo de um ano para entrar nesse mercado. E no meu aniversário, resolvi presentear-me com um book para participar dos castings. Eu tive muita sorte, pois a minha booker me acolheu e disse para a equipe que eu faria muito sucesso e que era para capricharem na minha produção, o que me incentivou bastante. Fui com a mente aberta: se desse certo, ótimo, se não desse, seria experiência de vida. E então comecei a participar de castings (testes para os comerciais) sem me preocupar”, diz a modelo, que esbanja muita alegria de viver.
O primeiro trabalho, que foi concretizado após um ano de castings , foi com a Natura, uma das marcas mais renomadas do universo feminino e desejada profissionalmente por grande parte das mulheres. Rosa ouviu as seguintes perguntas dos produtores, que a encorajaram e deram a ela ainda mais a certeza de que estava no caminho certo, principalmente por ser o primeiro trabalho da carreira: “Onde você estava escondida?” e “Há quanto tempo você é modelo?”, tamanho talento e naturalidade como encara os seus trabalhos. “Por conta do curso de teatro, que trouxe a importância da representação, hoje eu sempre pergunto ao cliente o que ele quer que eu transmita, que é o lado atriz que eu trago à tona. E o mais importante é que tudo o que eu faço é com muito amor, que é o grande segredo para o sucesso de qualquer profissão”, revela.
E, com muita humildade e simpatia ímpar, nos diz: “Estou engatinhando na profissão, ainda não tenho toda a bagagem como modelo, mas ressalto que idade é algo tão relativo! Eu, sinceramente não sei o que é idade, pois, acabei de completar 71 anos e me sinto com 22! O que tento passar para as pessoas é que não importa a idade, nós é que devemos fazer acontecer o que temos vontade, pois ninguém vai conseguir impor e tirar de você os seus sonhos. Por isso, você também precisa saber o que você quer! E sem medo de cair, pois, se acontecer, levanta e vai! E a vida é isso aí: a gente sorri nas horas tristes, nas horas boas e a vida continua, sem nos importarmos com o tempo. O momento é você quem faz, você quem sabe e escolhe. Afinal, o momento certo é somente você quem vai saber quando é e não é ninguém quem vai falar a hora certa e se sua idade convém ou não. O seu eu quem vai dizer a idade que você tem”, enfatiza.
A modelo diz também que trabalhar com os jovens é um dos fatores que mais a encanta na profissão. “Eu gosto da rotina com os jovens e essa interação me faz aprender com eles. E não sei se a gente que faz o ambiente ou o ambiente que faz a gente, mas eu sempre levo tudo com leveza e como aprendizado”.
Rotina de cuidados com a beleza
Rosa diz que nunca foi de frequentar salões de beleza para manter os cuidados com a pele, unhas e cabelo. “Eu sempre fui vaidosa, mas sempre mantive os meus cuidados com o que eu tinha em casa ao meu alcance, ainda mais por ser artesã de plantas: babosa, azeite, óleo de coco, tudo natural. Além disso, sempre mantive uma alimentação saudável, porque o autocuidado começa pela nossa saúde, que refletirá na beleza da pele e dos cabelos”, revela.
E complementa: “Hoje, pela profissão, os cuidados acabam sendo redobrados, porque eu acabo sendo um produto, por isso preciso manter a pele e o cabelo sempre muito bem cuidados. Então, diariamente, mesmo cansada, eu faço a rotina de limpeza de pele, por exemplo, e não posso me deixar vencer pela preguiça”, diz.
Com a nova profissão, a rotina da ex-dona de casa deu uma guinada, mas ela diz que os filhos a apoiam e a ajudam nos compromissos, como acompanhá-la nas viagens a trabalho, por exemplo. Hoje ela é agenciada pela Mega Model Brasil e já estrelou campanhas de marcas renomadas como Carmen Steffens, Beyong, ROM.Concept, Dzarm, TOCA, iFood, Authentic Feet, C6 Bank, entre outras. Confira o instagram da modelo, onde ela posta fotos belíssimas dos jobs: @rosa.saito
One thought on “Rosa Saito: de ex-dona de casa a modelo aos 68 anos”