fbpx

Exposição LongeVou: histórias inspiradoras de idosos

Outubro, considerado o mês da Terceira Idade por conta da celebração do Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade (ambos celebrados no dia 1º/10) se despede, mas os idosos continuarão a ser homenageados na exposição LongeVou (@longe_vou/), no Shopping Center 3, localizado na mais paulista das avenidas (Av. Paulista, 2064), até o dia 31 de dezembro.

A exposição consiste em uma mostra fotográfica do artista Cesar Cinato que retrata histórias inspiradoras de pessoas idosas. O projeto tem como propósito inspirar todas as gerações: “A sociedade costuma definir idades exatas para cada experiência, determinando quando algo deve começar ou terminar. Através das minhas lentes, conto histórias de pessoas que desafiam essas imposições, vivendo além do calendário social. Elas seguem com o coração, alma e corpo jovens, mostrando que a idade é apenas um número e não um limite para a vida”, explica Cinato. 

A exposição LongeVou tem entrada gratuita, reúne 13 fotografias, nas quais Cesar captura a essência de seus modelos que possuem entre 65 e 89 anos. É o caso de Sandra, uma ginecologista com 72 anos que, em certo momento da vida, decidiu realizar um sonho de infância: dançar ballet clássico. Para Sandra, a idade nunca foi um obstáculo e ela acredita que viver plenamente no presente permite aproveitar as oportunidades que surgem. Com entusiasmo e determinação, combina sua experiência profissional com a paixão pela dança, mostrando que nunca é tarde para perseguirmos nossos sonhos e fazer o que se ama.

Outra fonte de inspiração é o Milton, 89 anos, que, para superar sua timidez, se inscreveu há alguns anos em um curso de teatro amador. O medo de se envergonhar foi substituído pela coragem, levando-o a uma primeira apresentação bem-sucedida que abriu portas para novas oportunidades. Desde então, ele participa de muitas peças e apresentações de sapateado. Milton diz se sentir jovem e que só “enxerga” a idade que tem quando se olha no espelho. Ele aconselha a todos: “Faça o que você gosta. Faça e faça”.

Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos – empresa que administra o Shopping – explica que, ao representar um grande centro comercial, um de seus valores é garantir não só a satisfação dos visitantes, mas alertar sobre questões culturais e sociais. “Muitas vezes passamos perto destas imagens e nem as percebemos direito, tanto pela correria do dia a dia como pela falta de informações. Com essa exposição, o Center 3 reforça seu posicionamento como um espaço aberto para a arte e para a reflexão de temas correlatos, como o papel que a arte e a história têm nas nossas vidas”, aponta.

Fonte: https://abrasce.com.br/espaco-do-associado/evento/mes-da-terceira-idade-shopping-center-3-promove-exposicao-de-historias-inspiradoras-de-pessoas-com-mais-de-60-anos/

Leave a Comment