Desenvolver o autoconhecimento pode proporcionar mais longevidade

O autoconhecimento é a capacidade de compreendermos os nossos próprios pensamentos, emoções e comportamentos. E engana-se quem imagina ser algo simples, pelo contrário: trata-se de um processo contínuo, introspectivo e profundo, no qual as pessoas desenvolvem a capacidade de identificar e lidar com suas emoções; a resiliência diante de desafios e, assim, passam a tomar decisões conscientes sobre diversos aspectos da vida.

À medida que envelhecemos, é natural enfrentarmos perdas, mudanças de papéis sociais e desafios relacionados à saúde. Assim, aqueles que têm maior autoconhecimento tendem a desenvolver uma atitude mais positiva no enfrentamento a esses desafios.

Além disso, é sabido que condições relacionadas ao estresse crônico podem desencadear problemas como hipertensão, doenças cardíacas, além do fato do processo de envelhecimento ser também muitas vezes acompanhado por sentimentos de solidão,  isolamento e depressão, especialmente quando as conexões sociais diminuem. No entanto, uma pessoa que desenvolveu um forte senso de autoconhecimento tem maior capacidade de lidar com tais sentimentos e de buscar formas de explorar novas atividades, conexões e significado da vida. 

Por isso, a busca constante por autoconhecimento pode auxiliar as pessoas a gerenciar melhor o estresse, regular as emoções e fazer escolhas mais saudáveis, contribuindo assim para a longevidade. Vale ressaltar ainda que o controle das emoções também influencia na regulação de hormônios, como o cortisol, que quando em níveis elevados pode prejudicar o sistema imunológico e aumentar o risco de doenças crônicas.

Outro aspecto importante é a capacidade de autocuidado, fortalecida com o autoconhecimento, que envolve desde hábitos alimentares saudáveis até a adoção de atividades físicas regulares, que se tornam mais prazerosas quando a pessoa compreende suas preferências e limitações. Uma caminhada ao ar livre, sessões de ioga ou pilates adaptados, são atividades que podem ser escolhidas conforme as necessidades e o perfil de cada indivíduo​. 

Como desenvolver o autoconhecimento?

Desenvolver o autoconhecimento é um processo contínuo que requer dedicação e prática.Por isso, contar com a ajuda de profissionais qualificados, como psicólogos, pode ser uma ótima maneira de aprofundar o autoconhecimento, especialmente em momentos de transição ou desafios emocionais​.

Ouvir as percepções de amigos, familiares ou profissionais pode também proporcionar percepções valiosas sobre comportamentos e atitudes que talvez passem despercebidos por você, mas que merecem atenção para serem melhorados.

Há ainda quem prefira escrever um diário pessoal para perceber os próprios sentimentos, pensamentos e experiências para identificar áreas que precisam de atenção e, então, buscar ajuda profissional!

Fonte: https://blog.bemtequero.com/como-desenvolver-o-autoconhecimento/

Leave a Comment