fbpx

Aproveite o isolamento social para exercitar o cérebro!

Os jogos, apesar de serem considerados de entretenimento, são uma excelente ferramenta para exercitar o cérebro, principalmente para estimular a memória. Por isso, para os idosos, os jogos são benéficos e atuam como prevenção a algumas doenças, como as deficiências cognitivas, principalmente relacionadas com a perda da memória. Além de divertirem e, dessa forma, serem uma forma prazerosa de exercitar a mente.

Com o envelhecimento, há um desgaste na memória, o que é normal e, por isso, o idoso pode até mesmo apresentar dificuldades para realizar atividades simples da sua rotina, como tomar banho, cuidar das finanças, preparar os alimentos, entre outras. Porém, por mais que seja considerado um processo natural, muitas pessoas se sentem frustradas, podendo gerar desânimo e tristeza e, em casos mais graves, a depressão.

Dessa forma, os jogos estimulam atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades.

Além disso, alguns jogos precisam ser jogados com mais de uma pessoa, o que estimula a interação social e contribui para manter a saúde emocional e os relacionamentos interpessoais.

E que tal aproveitar o isolamento social para jogar e exercitar o cérebro como alternativa de diversão dentro de casa? Muitos dos jogos já têm hoje a versão digital, que pode ser jogada no celular, em tablets ou em notebooks.

Jogos gratuitos

Aqui em nosso site, na área Diversão, você encontrará também diversas opções de jogos on-line, como os clássicos Tetro, Classic Solitaire (ou como é conhecido: jogo da paciência), Candy Era, dominó, Classic Mahjong (um passatempo chinês), entre outros.

Há também o aplicativo gratuito Cérebro Ativo, disponível para o sistema Android e Apple, por meio da Play Store ou App Store. Desenvolvido pela ISGAME, o app tem como foco o público idoso e tem como objetivo trabalhar as habilidades cognitivas, físicas e sociais por meio dos jogos e, principalmente, ser um apoio a pessoas em confinamento e isolamento social.

As habilidades cognitivas são treinadas nos jogos para memória, raciocínio lógico, velocidade e foco:
– Vá ao jogo “Mercado” para treinar sua memória em um ambiente familiar, decorando a lista e comprando os itens o mais rápido possível,
– No jogo “Gatinhos” você treina sua atenção dividida enquanto mantém o foco em alimentar os gatos igualmente.
– O jogo “Corrida” vai desafiar sua velocidade e habilidade motora. Digite rapidamente para correr e desviar dos obstáculos a tempo.
– Você também pode treinar seu raciocínio lógico no jogo “Jardim”. Empurre todos os vasos nas áreas marcadas para se divertir enquanto exercita sua mente.

Os estímulos físicos contam com atividades de relaxamento e alongamento guiadas por Realidade Aumentada:
– Além de exercitar sua mente, que tal fazer exercícios para o corpo e trabalhar sua consciência corporal? Na seção “Exercícios” temos atividades respiratórias e alongamentos de diferentes áreas do corpo. As funcionalidades de Realidade Aumentada vão te instruir nos exercícios e você ainda pode compartilhar uma foto tipo selfie ao final do seu treino!

Por fim, os estímulos sociais permitem que o jogador recorde acontecimentos da sua vida e sua família, além de compartilhar seu progresso nos jogos com amigos e familiares:
– Na “Árvore Genealógica”, você pode cadastrar seus familiares e seus aniversários.

Além disso, entre os projetos da empresa está o de promover a integração de dispositivos vestíveis para a captura de variáveis relacionadas à saúde, além de oferecer questionários de avaliação da saúde mental e bem-estar dos usuários. 

De acordo com o CEO, Fabio Ota, os jogos não são voltados apenas aos idosos em confinamento, mas a todos e têm o objetivo de fazer com que os usuários criem o hábito de cuidar melhor da saúde. Segundo ele, o aplicativo está em fases de pesquisas em relação à sua integração a outros recursos tecnológicos para que o Cérebro Ativo também tenha a função de gerar um histórico da saúde do jogador, integrado com informações recebidas da sua árvore genealógica e que serão de extrema importância para um diagnóstico médico. Mas, ressalta: “o aplicativo não dá qualquer diagnóstico, apenas colhe as informações para serem encaminhadas a um médico. Isso tudo se for do interesse do idoso. Ele tem autonomia para decidir”.

Clique aqui e acesse:

Acesso por assinatura

No site da Supera Online – Ginástica para o Cérebro, é possível experimentar gratuitamente diversos jogos, que são divididos nas seguintes categorias: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. Há ainda o famoso ‘caça-palavras’ e jogos para treinar a memória como a de um garçom, ouvir sons para saber suas habilidades em distingui-los, passear por oito cidades mais belas do mundo para treinar a sua memória espacial e visual, entre outros. Mas atenção: a experiência gratuita dura apenas dois dias da data em que você fizer o seu cadastro para ter um login e senha de acesso. A plataforma oferece assinaturas para quem quiser continuar jogando e, assim, treinar sempre o cérebro. Saiba mais:

Fontes: https://blog.freedom.ind.br/jogos-para-idosos/

https://canaltech.com.br/comportamento/aplicativos-podem-ser-bons-aliados-para-cuidar-de-idosos-durante-a-pandemia-169103/

Leave a Comment