A importância do atendimento psicológico na terceira idade
Com a pandemia e o aumento dos casos de depressão e de ansiedade, decorrentes do isolamento social, os atendimentos psicológicos começaram a ser vistos como algo fundamental por todas as gerações, até mesmo pela terceira idade, que, até então, muitas vezes, não dava importância à terapia como necessária, sendo até mesmo relacionada ao estigma de ‘fraqueza’ a quem a procurasse.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que o apoio psicológico é ideal para melhorar a qualidade de vida na terceira idade, ao ajudar os idosos a enfrentarem dilemas inerentes a essa fase da vida, como a saída dos filhos de casa, a perda de entes queridos, lidar com a viuvez, sentir-se triste constantemente, indicando um estado depressivo, lidar com a solidão entre outros fatores.
Por isso, ter a oportunidade de falar sobre os seus sentimentos, medos e angústias com um profissional qualificado, que o faça enxergar as situações de forma diferente do que o idoso está acostumado, pode ajudar e fazê-lo sair do estado de tristeza que, muitas vezes, se encontra por se sentir sozinho.
E se você tem notado maior ansiedade, medo, tem se sentido triste, não tem tido ânimo de viver, é hora de buscar um atendimento com psicólogos. E, mesmo quem não está em uma situação financeira boa, não há desculpa para procurar ajuda: por conta da pandemia, diversas iniciativas tornaram acessíveis e até gratuitas as consultas com psicoterapeutas para ajudar a população no enfrentamento ao isolamento social. O Abrigo Humano, um perfil no Instagram, é um deles e é formado por 70 psicólogos voluntários que se uniram em março deste ano para ser um ‘abrigo’ a todos que precisam de apoio psicológico. Para solicitar atendimento on-line, é preciso clicar no link que está no perfil do Instagram do Abrigo, escolher uma das opções: “Preciso de suporte individual”, preencher o formulário e aguardar contato de um dos profissionais. Acesse:
Porém, muitas pessoas ainda não se sentem confortáveis para fazerem sessões de terapia com pessoas que são desconhecidas. Por isso, a plataforma de terapia guiada Cíngulo pode ser uma boa alternativa, uma vez que tem o objetivo de proporcionar um processo de autoconhecimento para tratar da ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, ânimo, foco, entre outros, mas por meio de áudios e trilhas que o usuário vai percorrendo sozinho.
Antes de iniciar o seu uso, o aplicativo solicita preencher um formulário de autoavaliação, que mostra o nível da sua saúde mental. Assim, é possível conhecer os pontos a serem trabalhados e a plataforma trará as trilhas correspondentes, compostas por áudios, vídeos e textos. Há a versão premium do aplicativo, que é paga, e oferece diversos outros benefícios que não têm na versão gratuita.
A plataforma tem também o Cíngulo para Empresas, voltado à saúde mental dos colaboradores.
Para quem prefere falar ao telefone, o Diskardec é um serviço de utilidade pública aberto a todas as pessoas e que objetiva o atendimento fraterno por telefone, auxiliando quem necessita desabafar ou apenas conversar, além de oferecer esclarecimentos doutrinários para quem tiver interesse. Vale ressaltar que o Diskardec é um serviço independente, que funciona com ajuda de voluntários e não está ligado a nenhum centro espírita. O serviço não tem custo algum (apenas o da ligação) e o telefone é (16) 3630-3232. Ou acesse, para mais informações: https://diskardec.com.br/
Algumas universidades também oferecem atendimento psicológico gratuito, como o Instituto de Psicologia da USP Dirigidos, instituição ligada à Universidade de São Paulo, que oferece dois serviços de ajuda psicológica, ambos on-line e gratuitos. O Projeto Apoiar atende adolescentes (neste caso com o consentimento dos responsáveis) e pessoas com mais de 18 anos de idade que manifestem sofrimento psíquico relacionado à pandemia e ao isolamento e distanciamento social. O atendimento é realizado por psicólogos inscritos no CFP (Conselho Federal de Psicologia) para atendimento a distância. Há ainda o PAP (Plantão de Acolhimento Psicológico), destinado a pessoas maiores de 18 anos para oferecer escuta e cuidado em momentos emergenciais, não configurando, portanto, um atendimento contínuo. Este atendimento é realizado por alunos da graduação de psicologia e tem supervisão da coordenação do projeto e psicólogos da pós-graduação do IPUSP. Para mais informações: e-mail: apoiar@usp.br ou pap_ipusp@usp.br Site: https://www.ip.usp.br/site/atendimento-psicologico-on-line/
A Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”, do curso de psicologia PUC-SP, também oferece atendimento on-line e gratuito para processos de luto, dificuldades nos relacionamentos, terapia para casal, família, crianças e adultos, questões relativas ao trabalho, orientação vocacional/profissional e outros. Para solicitar o atendimento é preciso agendar, por telefone, uma triagem. Telefone: (11) 3862 6070/ E-mail: secretaria@pucsp.br. Para mais informações: https://www.pucsp.br/clinica/
A psicóloga Nori Navarro de O. Marchini é especialista no atendimento ao público 60+ e é idealizadora do projeto Amigos do Tempo, que tem o objetivo de resgatar as histórias de vida das pessoas da terceira idade, por meio de workshops, visitas a museus e oficinas dedicadas à escrita do livro do participante, ou contos, poesias e livro do artista (onde o idoso conta suas histórias de vida em um livro de própria autoria). Por conta da situação atual, a psicóloga está atendendo on-line, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou Skype. Nori ressalta ainda que todas essas atividades sugeridas são abordadas em seus grupos com o objetivo de trabalhar as memórias passadas, intermediárias e as atuais. Os valores dependem do tipo de atendimento e número de sessões. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (11) 99343-4070.
Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/01/saude-mental-a-partir-de-r-1.html