Dia Internacional da Amizade: a importância das relações sociais na vida dos idosos
O Dia Internacional da Amizade, celebrado no dia 30 de julho, nos convida à reflexão sobre a importância das relações sociais ao longo da vida, principalmente na terceira idade, desde que, claro, sejam de qualidade, ao invés de quantidade: um círculo íntimo de amigos próximos pode proporcionar um suporte emocional mais profundo e significativo do que uma vasta rede de contatos superficiais.
Além disso, tais conexões sociais profundas não apenas incentivam a socialização e participação em atividades físicas e mentais, mas também conferem às pessoas idosas um senso de pertencimento. Segundo estudos, como os realizados por Souza e Hutz (2008), manter conexões sociais saudáveis está intimamente ligado a uma experiência de envelhecimento mais satisfatória e gratificante, proporcionando apoio contínuo e reconfortante no convívio com amigos e familiares.
No estudo “Rede de Relações Sociais e Satisfação com a Vida de Adultos e Idosos”, conduzido por Rezende e sua equipe (2006), encontrou-se uma conexão robusta entre redes sociais bem estabelecidas e níveis elevados de satisfação pessoal, sugerindo que aqueles com uma rede social ampla tendem a desfrutar de maior bem-estar e suporte social. Além disso, outras pesquisas realizadas por Rezende apontam que a interação regular com outros indivíduos não apenas facilita a autoavaliação e o autoconhecimento, mas também contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida.
Por isso, a celebração do Dia Internacional da Amizade é um momento para analisarmos as nossas próprias relações sociais e a valorizar a qualidade dessas conexões, reconhecendo que a amizade e as interações sociais são pilares essenciais para um envelhecimento saudável.
Fonte: https://metodosupera.com.br/dia-internacional-do-amigo-e-dia-internacional-da-amizade-e-a-importancia-das-relacoes-sociais-na-vida-dos-idosos/