A sua alimentação está adequada?
Na terceira idade, diversas mudanças acontecem no funcionamento do nosso metabolismo, além de alterações nos músculos e hormônios. Por isso, você sabia que as necessidades nutricionais do nosso organismo também mudam e precisamos adaptar a nossa alimentação? Com pequenas mudanças, é possível manter a musculatura e o organismo com boa imunidade, prevenindo ou controlando doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose e outros males.
Vale lembrar que, antes de adaptar a sua alimentação, o ideal é que se consulte com profissionais qualificados para avaliar sua saúde, como endocrinologista e nutricionista. Dessa forma, suas mudanças nutricionais serão mais assertivas.
De modo geral, algumas dicas podem ajudá-lo a fazer uma autoavaliação se a sua alimentação contempla alguns dos alimentos que são fundamentais à saúde dos idosos:
– Alimentos naturais
Apesar de serem mais fáceis de preparar, os alimentos industrializados não possuem todas as vitaminas que o organismo precisa. Sem contar que muitos deles têm doses elevadas de sódio, conservantes e outras substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde de qualquer pessoa, mas principalmente de um idoso.
Opte por uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, dando preferência às feiras de rua ou hortifrutis para adquiri-los. E, se possível, escolha os orgânicos e frescos.
- Alimentos ricos em ômega-3
O ômega-3 é essencial para a saúde dos idosos, pois, além de ter funções anti-inflamatórias, auxilia na prevenção e controle de doenças, como diabetes e artrite, por exemplo. Há diversos alimentos ricos em ômega-3, como peixes de água fria (salmão, atum e sardinha); oleaginosas (nozes, amêndoas e pistache); óleos vegetais (azeite e óleo de canola); sementes (como linhaça e chia); camarão; folhas verdes (como couve, brócolis e espinafre); e leguminosas (feijão, ervilha e soja).
– Alimentos ricos em fibras
As fibras controlam a glicose, reduzem o colesterol e são capazes de prevenir alguns tipos de câncer, além de ajudar no controle e manutenção do peso, pois aumentam a sensação de saciedade. Os alimentos que são ricos em fibras, são: grãos, farelos e farinhas integrais;
cereais; aveia; vegetais, como agrião, abobrinha e espinafre; frutas, como abacate, pêra, morango e goiaba.
– Alimentos ricos em proteínas
A proteína é um ingrediente essencial na alimentação dos idosos, pois ajuda a manter a saúde dos músculos e a qualidade de vida. Ela é a única capaz de evitar a sarcopenia, uma doença que faz com que se perca massa magra e força muscular rapidamente. Além disso, a proteína também é capaz de combater a anemia. Alguns alimentos ricos em proteína são:
soja; camarão; frango; salmão; amêndoas; carne vermelha; peixes; e leite de vaca.
– Importância da rotina
Escolher os horários específicos para fazer as refeições e mantê-los ajuda para um melhor funcionamento do organismo.
– Preste atenção à mastigação
Comer devagar, mastigando várias vezes o alimento, ajuda a saciar a fome mais rapidamente, além de auxiliar a digestão.
Fonte: https://residencialnewcare.com.br/dicas-de-como-manter-uma-alimentacao-saudavel-para-idosos/