Cuidados essenciais durante o inverno
No inverno, por conta da queda da temperatura e da umidade do ar, além de mantermos as janelas fechadas por mais tempo devido ao frio (o que piora a aglomeração de vírus e bactérias nos ambientes), ficamos mais propensos às doenças comuns à estação, como gripes, resfriados, que podem evoluir para uma pneumonia, garganta inflamada, ou seja, uma série de sintomas que nos causam desconforto: coriza, tosse, febre, mal-estar, espirros e dores pelo corpo. Mas, com os devidos cuidados é possível melhorar a nossa imunidade e, assim, passarmos a temporada de forma mais confortável e, principalmente, com mais saúde. Confira:
Hidratação – Durante a temporada, é comum termos, ainda, menos sede, o que nos faz consumir menos água do que em épocas mais quentes. Mas, é importante manter o organismo sempre hidratado.
Cuidados com a pele – Nesta época, os cuidados com a pele também tendem a diminuir, pois, com o tempo mais nublado, muitas pessoas acabam deixando o protetor solar de lado. No entanto, é preciso manter os cuidados com os raios solares, pois, em qualquer época do ano a radiação solar está presente todos os dias, inclusive nos nublados e frios. Além disso, é fundamental caprichar na hidratação da pele com cremes e loções, pois as baixas temperaturas acabam ressecando mais a nossa pele.
Hidratar as mucosas nasais – As fossas nasais são revestidas de um tecido celular que possui a capacidade de produzir muco, importante para umidificação e para remoção de partículas nocivas do ar, como vírus, bactérias e substâncias tóxicas. Por isso, quando há ressecamento da mucosa nasal, o organismo se torna mais vulnerável, daí a importância de manter as nossas fossas nasais hidratadas – o que pode ser feito no banho, com água corrente e durante o dia, utilizando soluções salinas.
Manter os ambientes arejados – Por mais que a tendência no inverno é fechar as janelas para evitar o ar frio, é necessário manter os ambientes ventilados, principalmente em locais fechados. O ideal é buscar sempre manter, pelo menos, algumas frestas abertas para que o ar circule e, assim, evite que os agentes causadores de doenças não fiquem concentrados no ambiente.
Cuidados com a alimentação – Por mais que durante o inverno sentimos mais vontade de ingerir alimentos mais calóricos (massas, pães, fondue, chocolates), para melhorarmos a imunidade, o ideal é investirmos ainda mais em alimentos saudáveis, repleta de nutrientes.
Atividades físicas – Muitas pessoas se deixam vencer pela preguiça de praticar atividades físicas durante o inverno, mas é preciso mantê-las para garantir a manutenção da saúde. E, claro, caso você faça caminhadas ao ar livre, é importante agasalhar-se bem!
Evite aglomerações – Nesta época do ano, é preciso evitar frequentar locais com aglomerações de pessoas, principalmente, em ambientes fechados.
E, claro, não deixe de manter as suas vacinas em dia! Confira a matéria que fizemos sobre o assunto, clicando aqui.
Fontes:
https://vidasaudavel.einstein.br/saude-no-inverno/
https://eurofarma.com.br/releases/hidratacao-nasal-traz-diversos-beneficios-saude