Férias escolares: os avós entram em cena!
As férias escolares não são motivo de alegria apenas para as crianças, mas também para os avós, que, no caso de muitas famílias, entram em cena! É comum nesse período as crianças ficarem com os familiares enquanto os responsáveis trabalham. Alegria e amor por um lado, mas, por outro, há muito cansaço quando os idosos não se preparam para passar a temporada de férias com seus netos. Afinal, é preciso disposição para entretê-los durante todo o dia, o que pode ser um desafio aos idosos, principalmente aos sedentários – um dos grandes vilões à saúde, segundo o profissional de educação física e influenciador, Aurélio Alfieri, que possui um canal no YouTube para ajudar idosos a desenvolverem condicionamento físico em casa.
Uma dica que Aurélio dá para os avós de plantão é fazer exercícios que estimulem força e resistência. “Levantar e sentar na cadeira, por exemplo, é um ótimo exercício para fortalecer as pernas, que são os nossos motores fundamentais para andar, subir escadas, correr atrás da criançada”, orienta.
Durante o período de férias, o profissional indica que os idosos incluam as crianças nas atividades do dia a dia para tirá-las dos dispositivos tecnológicos, como celular, tablet, computador ou TV – que, em sua opinião, é fundamental para a saúde mental e física dos jovens. Uma sugestão de Aurélio é que os avós invistam em atividades lúdicas ou façam passeios ao ar livre para ajudar a mudar o foco das crianças, além de beneficiar a saúde de todos.
“Na rua, a criança se obriga a olhar para o horizonte, para os pássaros, para as casas… a reparar em detalhes que não costuma ver”, cita o educador físico, que ressalta ainda os benefícios de andar, que melhora a circulação, a força, a disposição e, ainda, diminui o tempo em que crianças e idosos passam sentados ou deitados.
Para a psicóloga clínica, educacional e professora da Universidade de Sorocaba (Uniso), Walquíria Regina Ramires Miguel, essa convivência dos netos com os avós, principalmente no período das férias escolares, é uma boa oportunidade para estreitar os laços afetivos e familiares, além de promover bem-estar e alegria para os idosos.
No entanto, a especialista pondera que é preciso respeitar o espaço dos avós, principalmente aqueles que já passaram dos 60, já que as crianças e os idosos estão em momentos de vida diferentes. “Os netos logicamente até pela idade são mais ativos e enquanto as crianças gostam muito de brincar, de correr, pular ou fazer outras atividades, nem sempre os idosos conseguem acompanhar”, diz. Por outro lado, a especialista ressalta a rica troca de experiências e aprendizado entre as gerações – momento em que as crianças têm oportunidade de aprender ao ouvir histórias de vida dos seus avós.
Fontes:
https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/849167/ferias-com-os-avos-sao-beneficas-para-as-criancas-e-para-os-adultos
https://liberal.com.br/mais/bem-estar/avos-entram-em-cena-nas-ferias-escolares-1890173/