Palmirinha Onofre: conheça a história da vovó mais querida do Brasil
Crédito da foto: Instagram @vovopalmirinha
No dia 7 de maio, a vovó mais querida do Brasil, Palmirinha Onofre, faleceu aos 91 anos, em decorrência de agravamentos de problemas renais crônicos. Seu carisma e simplicidade foram os ingredientes principais que a tornaram um ícone dos programas culinários da televisão brasileira.
Por trás da feição carinhosa e das receitas de seus deliciosos quitutes, que conquistaram o público, as pessoas não imaginam toda a história de fé, força e determinação que marcaram a sua vida e a levaram para o caminho de sucesso na TV – os desafios enfrentados pela Vovó Palmirinha foram descritos com detalhes em sua autobiografia “A Receita da Minha Vida”, incentivada pelas três filhas e lançado em 2001. Entre as situações que enfrentou, a ‘amiguinha’, como carinhosamente chamava seu público, relatou sua relação tumultuada com sua mãe, uma imigrante italiana, de quem Palmirinha apanhava com frequência. Como forma de evitar mais episódios de violência entre as duas, seu pai a entregou a uma francesa, que foi com quem ela aprendeu tudo o que sabia de culinária. Em sua obra, ela conta ainda detalhes de seu casamento abusivo: casou aos 19 anos e sofreu violência física e emocional nas mãos do marido, de quem conseguiu se separar aos 45 anos apenas. Mas, não são apenas os momentos difíceis relatados em seu livro, as suas vitórias também são mencionadas e celebradas.
Culinária: o início da sua jornada de sucesso
Palmirinha, por criar as três filhas sozinha, passava por dificuldades financeiras até que uma ajuda financeira de uma amiga a fez pensar em alternativas que rendessem o montante de dinheiro que precisava para devolver o empréstimo. Teve a ideia de fazer sonhos e saiu vendendo pelas ruas, em salões de beleza, lojas de roupas. Seu quitute fez tanto sucesso que ela se animou em fazer salgados também para vender e assim começou a sua jornada com a venda de suas delícias para conseguir sustentar as suas filhas e propiciar estudos para todas.
Em 1994, aos 63 anos, uma mãozinha do destino a fez aparecer pela primeira vez na TV: uma de suas clientes era diretora do programa da apresentadora Silvia Popovic, na Band, que, ao notar que Palmirinha era ‘falante’, a convidou para participar de uma pauta em um quadro onde contava histórias de mães que conseguiram sustentar o lar sozinhas. Sua presença carismática e seu talento na cozinha chamaram a atenção de Ana Maria Braga que, em seguida, a convidou para participar do seu programa “Note e Anote”, na TV Record. A partir daí, a carreira de Palmirinha na televisão decolou.
Em 1999, ela foi convidada pela TV Gazeta para apresentar seu próprio programa, o TV Culinária, que ficou à frente por 11 anos; além de apresentar o Programa da Palmirinha no canal fechado Bem Simples/FOX Life, que ficou no ar até 2015. Além disso, Palmirinha sempre foi convidada a participar nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros. Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada do programa Chef ao Pé do Ouvido, da GNT.
E seus feitos não se limitaram à televisão: empreendeu com lançamentos de produtos de sua marca, participou de campanhas publicitárias de produtos, entre outros. Fez ainda sucesso nas telonas com uma participação especial em “Internet: O Filme”, em 2017.
Desde o dia 11 de abril deste ano, Palmirinha estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Ela deixa três filhas/genros, seis netos e seis bisnetos.
Fontes: