fbpx

Reflexões de fim de ano

Faz um tempo que não apareço por aqui, mas não poderia deixar de vir propor uma reflexão de final de ano. Afinal, mais um ano se encerra e, com tantos acontecimentos que tivemos ao longo de 2022, como eleições, variantes da Covid-19 que ainda continuam, agora Copa,  entre outros, vale refletirmos sobre nossos comportamentos, além, de claro, fazermos aquele tradicional balanço das nossas conquistas x metas que havíamos definido em dezembro de 2021.

Sem uma análise sobre nós mesmos, acabamos ignorando detalhes importantes sobre a nossa jornada: os atalhos que nos desviaram do nosso caminho que poderia ter sido mais certeiro, os buracos que nos fizeram cair, porque não tivemos a visão adequada para enxergá-los e desviar, entre outros. Por outro lado, todas as nossas conquistas devem ser valorizadas, ainda que sejam consideradas pequenas; como podermos sorrir e abraçar quem amamos, praticarmos algum exercício (mesmo que seja uma pequena caminhada diária) e cuidarmos da nossa alimentação e saúde.

Mas, hoje quero trazer uma reflexão sobre o nosso lado pessoal, principalmente pelas desavenças que as eleições provocaram em inúmeras famílias e grupos de amigos. Que o espírito das festas de fim de ano que nos inunda nessa época, estimulado ainda mais pelas confraternizações, sejam empresariais ou familiares, nos faça refletir de que é possível, ainda este ano, reatar as pessoas que foram cortadas de nossas vidas por conta da política. Sabemos que, por esse assunto, famílias inteiras brigaram e se separaram, ao invés de cada um respeitar a opinião alheia – mesmo que um dos lados ou ambos achem absurdo o ponto de vista daqueles que pensam diferente.

Respeitar e “amar ao próximo como a ti mesmo”, como Jesus tanto pregou, não deve ser entendido como uma fala apenas bíblica. É um ensinamento que devemos levar para a nossa vida, em todas as situações. Há ainda um ditado que diz “que futebol, religião e política não devem ser assuntos discutidos”. Discordo, porque deveríamos ter maturidade para conseguirmos dialogar com tranquilidade opiniões adversas das nossas!

Somos todos maduros, sábios, com vasta experiência de vida e nenhum assunto deveria tirar a nossa paz, muito menos criar desavenças com aqueles que nós amamos. 

Então, que aproveitemos o fim de ano para refletir e reatar as relações que foram rompidas, e, dessa forma, que neste Natal e nas festas de Réveillon, possamos voltar a reunir a família e amigos! E que façamos sempre uma análise de nossas atitudes, ponderando se realmente vale a pena romper laços com entes queridos por conta das divergências que a vida sempre nos fará lidar. E eu tenho certeza que a sua resposta é não!

Por isso, eu espero, de todo meu coração, que você possa se reconciliar com os seus- afinal, depois de uma temporada apavorante causada pela Covid-19 nos dois últimos anos, precisamos aprender a lição que a pandemia nos trouxe: valorizar o que realmente importa, aproveitando ao máximo a presença das pessoas que amamos, deixando de lado qualquer desavença, porque tenho certeza que, se colocarmos na balança de reflexões, tiraremos a sábia conclusão de que essa jornada chamada vida passa rápido demais!

Que você tenha um Feliz Natal junto com sua família e amigos e um 2023 com muita união, compreensão, compaixão e amor, de verdade, aos seus próximos!

Com carinho,

Vovô Miguel

Leave a Comment