Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade: celebremos a vida!
No dia 1º de Outubro comemoramos duas datas importantes: o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Há quem torça o nariz para esses dias e não veja motivos para comemorar.
Acredito que tudo seja questão de ponto de vista, de como nós nos enxergamos e nos valorizamos. E tais datas devem ser vistas não como um lembrete de velhice, mas, sim, a celebração de todas as nossas conquistas que nos fizeram chegar até aqui. Além de ser, principalmente, um momento importante para que todos olhem para o idoso com respeito, que temos os nossos direitos e que saibam valorizar a nossa vasta experiência na arte de viver.
Estas datas devem servir ainda de reflexão para darmos atenção aos nossos sonhos ainda não realizados. Sim, temos muito a realizar, a experienciar, a descobrir e a aproveitar! Por isso, estar na terceira idade deve ser, sim, comemorado com muito orgulho!
E falar em conquistas muito me emociona, porque recentemente, no dia 23 de setembro, pude celebrar os 58 anos da empresa que idealizei, fundei e, mesmo com diversos desafios, a mantive em pleno funcionamento ao longo de todo esse tempo – graças às bases sólidas que eu construí com muita dedicação, esforço, suor, parceria e competência da minha esposa Violette, que sempre esteve ao meu lado, não só apoiando, mas arregaçando as mangas e trabalhando duro junto comigo. E, com muito orgulho, todo esse legado vem sendo continuado pelos nossos filhos.
Por mais que você não tenha vivido os desafios que vivi como empreendedor e mesmo que não tenha uma pessoa tão companheira ao seu lado, como eu tenho a sorte de ter, tenho absoluta certeza que você também é um vitorioso ou vitoriosa por ter chegado na terceira idade: com uma bagagem repleta de sabedoria e inúmeros momentos guardados em seu coração. Tenho certeza que todos os sinais do tempo, como as nossas rugas e nossos cabelos brancos (ou a falta deles), representam muito além do que apenas estética. Significam toda a nossa história!
Por isso, celebremos! Celebremos o nosso dia, celebremos a vida que pulsa em nós e que nos permite continuar nessa caminhada. Que possamos desfrutar de mais e mais experiências! Talvez, sem tanta disposição como antes e com umas dorzinhas a mais na coluna e no joelho, e em um ritmo mais lento. Mas, não tem problema, o importante é apreciarmos a jornada com alegria, reconhecendo que, a cada passo, devemos dar o melhor de nós para que a jornada tenha sempre o sabor de uma vida bem vivida.
Feliz Dia do Idoso a todos nós!
Com carinho,
Vovô Miguel